Em junho, a Agenda Porto "baila" ao som do São João
Porto.
Notícia
Rui Meireles
Imbuída num espírito de folia, a Agenda Porto deste mês, tal como a sardinha, vem mais gorda: com uma secção dedicada ao programa das festas de São João. A edição de junho escolheu como mote o verbo "Bailar", por ser um mês de festa, de arraiais populares e onde se celebra a entrada no solstício de verão.
Neste número, é construída uma espécie de compêndio, com a ajuda do jornalista Germano Silva, a que chamámos "São João do Porto de A a Z", e que pretende dar a conhecer tradições e símbolos que tornam esta festa única.
E porque falar em São João é falar em balões de papel, cascatas, manjericos e em sardinhas, destaque para uma conversa com Luciano Britto Gomes, mestre baloeiro, que tem partilhado a sua arte através de várias oficinas, com Joaquim Araújo, um dos maiores produtores de manjericos do país e "inventor" de quadras sanjoaninas, e com João Braga, pescador de Matosinhos, "especialista" na pesca da sardinha.
Mês recheado de atividades
Nesta edição há ainda uma conversa com Teresa Branco, da oficina Brâmica, que tem vindo a coordenar a Cascata Comunitária de São João.
Nas secções de agenda, não faltam propostas para "bailar" pela cidade, com um conjunto de exposições, filmes, concertos, espetáculos de dança e teatro, festas, oficinas, conversas, eventos para toda a família e atividades a acontecer durante este mês.
A Agenda Porto pode ser encontrada em mais de uma centena de pontos espalhados pela cidade e está também disponível no website ou na app.