Sociedade

Em força no WebSummit 2016

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Egídio Santos/U.Porto

A Universidade do Porto tem uma presença de grande destaque
no Web Summit 2016, o maior evento de tecnologia da Europa que decorre em
Lisboa.


Das muitas inovações "made in U.Porto" que se vão mostrar,
ao longo dos próximos dias, pelo Parque das Nações destacam-se aquelas que
integram o grupo exclusivo de 66 empresas selecionadas para representar
Portugal no evento, no âmbito do concurso Road2WebSummit, lançado pela Governo.
Com elas trazem um sistema de E-commerce que permite a qualquer empresa abrir
uma loja online e vender os seus produtos ou serviços diretamente nas Redes
Sociais (Facestore). Um sistema que produz energia a partir de painéis
fotovoltaicos instalados no topo da viatura e recupera energia durante as
travagens e desacelerações (Addvolt); um sistema contínuo e automatizado para
monitorização, em tempo real, da condição e comportamento de pás de turbinas
eólicas (Fibersail); uma ferramenta de suporte online que permite criar
tutoriais e tooltips interativos passo-a-passo (Helppier); uma aplicação móvel
que permite, em tempo real, verificar que médicos estão disponíveis na zona, de
que especialidades e marcar uma consulta (Knok Healthcare); ou um sistema de apoio
à decisão agrícola que ajuda o agricultor a poupar recursos e a aumentar a
produção (Wisecrop).


Entre as empresas  que
terão lugar no Web Summit inclui-se ainda a MICE - Molds and Injected
Components Engineering, uma spin-off vocacionada para a engenharia de materiais
termoendurecíveis e compósitos. A esta junta-se a Kinematix, ums startup criada
no âmbito do MIETE - Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da
U.Porto e especializada no desenvolvimento de produtos tecnológicos nas áreas
da saúde e fitness. A Kinematix está de resto no "top" da lista das startups
que estão a atrair mais pedidos de encontros com investidores.


Grande parte destes projetos podem ser conhecidos no stand
"Scaleup Porto" (nº867@Pavilhão 1), um espaço que pretende dar a conhecer a
capacidade da cidade do Porto como centro empresarial e tecnológico, com
capacidade de atração de investimento e facilitador de oportunidades. Esta
estratégia, promovida pela Câmara do Porto, em parceria com o Parque de Ciência
e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e o Porto Design Factory, do
Politécnico do Porto, assume-se como um instrumento para a promoção do
potencial das cidades enquanto catalisadores do crescimento das empresas.