Educação

Em agosto, o "Porto de Apoio à Família" garantiu auxílio e animação a quase 300 crianças

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No âmbito do programa “Porto de Apoio à Família”, o Município voltou a responder às necessidades das famílias que, durante o mês de agosto, não dispõem de retaguarda. Em 2024, a iniciativa auxiliou 286 crianças, entre os três e os seis anos de idade, com atividades pedagógicas e desportivas. O vereador da Educação, Fernando Paulo, visitou, esta sexta-feira, uma das escolas que receberam os mais pequenos.

De visita à Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância da Vilarinha, o vereador da Educação constatou que ir à escola em agosto pode ser uma oportunidade para “as crianças fazerem novas aprendizagens e usufruírem de momentos enriquecedores, diferentes dos que usualmente ocorrem em tempo letivo”, informando que, durante o mês de agosto, “foram realizadas diferentes atividades lúdico-pedagógicas, dinamizadas pela excelente equipa de assistentes técnicos e operacionais afetos a cada jardim-de-infância”.

O autarca destacou ainda o envolvimento de outras unidades da autarquia nas atividades de verão, nomeadamente “um conjunto de técnicos do Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental e agentes do policiamento comunitário da Polícia Municipal, que colaboraram dentro do seu âmbito funcional”. Foram, ainda, realizadas sessões de Judo, no âmbito do Projeto "Formar Campeões para a Vida".

Inclusão e equidade social

A iniciativa “Porto de Apoio à Família” foi pensada para fomentar a inclusão e equidade social, promovendo o bem-estar psicossocial das crianças do pré-escolar e apoiando as respetivas famílias durante os meses em que o período letivo não está em vigor.

Este ano, foram abertos 10 jardins de infância da rede pública – Escola Básica da Fontinha, Escola Básica do Bom Pastor, Escola Básica dos Castelos, Escola Básica Paulo da Gama, Escola Básica do Bom Sucesso, Escola Básica da Vilarinha, Escola Básica da Torrinha, Escola Básica de S. Tomé, Escola Básica Augusto Lessa e Escola Básica do Falcão –, de forma a abranger geograficamente todo o Município e dar resposta às 286 crianças inscritas, com idades entre os três e os seis anos.

No total, estiveram envolvidos 171 assistentes técnicos e operacionais, três técnicos do Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental, sete técnicos de judo e dez elementos da Polícia Municipal.

A equipa de assistentes técnicos e operacionais afetos aos jardins de infância abertos durante este mês foi envolvida na preparação das atividades, com a frequência em ações de capacitação, com o objetivo de apoiar no seu desenvolvimento, mas, também, dar ênfase ao seu potencial e experiência.

O "Porto de Apoio à Família" tem como objetivos promover atividades pedagogicamente enriquecedoras, nomeadamente no âmbito da expressão musical e desenvolver uma pedagogia que concilie os valores desportivos, sociais e de carácter.