Mobilidade

Elevador da Lada encerra para obras de manutenção

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#porto_lazer_ALumia_obra.jpg

DR

O Ascensor da Ribeira do Porto (conhecido por “Elevador da Lada”) estará encerrado, a partir da próxima segunda-feira, 11 de setembro, para obras de manutenção, estando prevista a sua reabertura no final deste ano. O acesso ao edifício do centro poderá ser feito através das escadas.

O elevador vertical panorâmico da Lada funciona no interior de uma torre metálica reticulada aberta com 33,9 metros de altura, seguida de um passadiço metálico. Por ser uma estrutura completamente aberta e exposta à ação dos agentes atmosféricos, acentuada pela proximidade ao rio, torna-se fundamental o estabelecimento e cumprimento de estratégias de manutenção, incluindo inspeções periódicas.

Desta forma, após uma dessas ações de inspeção e diagnóstico, verificou-se serem necessárias obras de manutenção que obrigam ao fecho do elevador.

O Elevador da Lada é uma das infraestruturas geridas pela STCP Serviços ao abrigo do contrato programa firmado com a Câmara Municipal do Porto. Só em 2023 (até ao final do mês de agosto), o ascensor recebeu mais de 60 mil pessoas e fez cerca de 22 mil viagens.