Mobilidade

Elétricos históricos do Porto com nova oferta de tarifário a partir de outubro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_carro_eletrico_porto.jpg

Filipa Brito

Entra em vigor a 1 de outubro uma nova oferta de tarifário monomodal dos elétricos históricos do Porto. A alteração aplica-se apenas a viagens pontuais, uma vez que os valores para utilizadores frequentes da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), portadores de assinaturas mensais Andante Porto., Metropolitano ou com as zonas PRT1 e/ou PRT2 incluídas mantêm-se sem alterações.

A STCP sublinha como este “ex-libris da cidade continua a fazer parte da vida dos portuenses e a encantar todos aqueles que visitam a Invicta” e que os níveis de procura têm vindo a aumentar ao longo dos últimos tempos, “como consequência do crescimento acentuado do turismo na cidade”.

No entanto, “tendo presente a relevância da sustentabilidade deste serviço e também considerando o alinhamento de preçários com serviços similares”, a empresa intermunicipal leva a apreciação do Executivo da Câmara do Porto a proposta de aumento de dois dos títulos monomodais em vigor na rede de carros elétricos.

Assim, o bilhete de “1 viagem” passará a ter o custo de cinco euros para adultos, sendo mantido o atual preço de 3,50 euros para crianças até aos 12 anos. Também o título de “2 viagens” assume novo preço de sete euros.

As tarifas de bordo válidas para dois dias mantêm-se inalteradas, sendo dez euros para adultos e cinco euros para crianças. Crianças até aos cinco anos vão continuar a viajar gratuitamente nos elétricos históricos da cidade.

Recorde-se que a aquisição de qualquer um destes títulos garante descontos nas entradas do Museu do Carro Elétrico.

A STCP acrescenta que as assinaturas mensais Andante Porto., Metropolitano ou com as zonas PRT1 e/ou PRT2 incluídas são válidas para os elétricos históricos do Porto e que os seus portadores podem circular sem custos acrescidos.

Em pleno século XXI, a STCP mantém sete elétricos em plena atividade nas linhas de serviço público existentes no Porto, que percorrem alguns dos locais mais emblemáticos da cidade. A maioria dos veículos em circulação datam dos anos de 1920 a 1940.