Mobilidade

Elétricos desfilam pela marginal do Douro neste sábado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_viagem_eletrico_04.jpg

Filipa Brito

Onze veículos emblemáticos da coleção do Museu do Carro Eléctrico saem à rua neste sábado, 13 de maio, para o tradicional desfile na marginal do rio Douro, com partida às 15h30 junto às instalações do museu. Paralelamente, o edifício da antiga Central Termoelétrica, em Massarelos, enche-se de atividades pensadas para as famílias, com entrada livre.

Integrado nas comemorações dos 150 anos da STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e num dia de celebração da história da mobilidade na cidade, o desfile leva para os carris diversos veículos pertencentes à coleção do museu e também o carro “americano”, um veículo puxado por mulas ou cavalos, sistema que inaugurou a primeira linha de transporte público urbano em Portugal.

Este ano, haverá a novidade das viagens pré-desfile, a partir dos três términos da rede de carros elétricos: Clérigos, Infante e Passeio Alegre para fazerem o transporte das pessoas até ao local da partida do desfile, em Massarelos. Assim, a partir das 14h00, em cada um destes três locais, estarão elétricos da coleção do Museu prontos para transportar os participantes ao centro da festa. Os bilhetes para o desfile podem ser comprados, de imediato, nestes locais.

O cortejo começa às 15h30, junto ao Museu do Carro Eléctrico, seguindo para o Passeio Alegre. Depois, continua no sentido oposto, pelo mesmo itinerário, até ao Infante, antes de regressar a Massarelos, onde os veículos retomam o seu posicionamento habitual na exposição permanente do museu. Pelo caminho, a Batucada Radical, banda de percussão, ao ritmo de música brasileira, irá assegurar a animação, bem como antes da partida no Infante e, após, no espaço em frente ao museu.

O serviço público em carro elétrico é retomado após as 18 horas, com o final do desfile.

Oficinas, visitas guiadas e insufláveis

Também, neste sábado, o Museu do Carro Eléctrico abre portas, das 14h00 às 18h00, com oficinas para crianças, visitas guiadas, insuflável e espaço lounge com animação por DJ e “street food”, tudo com entrada gratuita.

Mais informação disponível aqui.