Mobilidade

Elétrico de Natal da STCP volta a circular nos carris da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) tem a circular, até ao dia 6 de janeiro nas linhas de elétrico 1 e 18 um veículo decorado para a época natalícia. O Elétrico de Natal fará o trajeto da linha 1 (Infante – Passeio Alegre) aos domingos e segundas, enquanto de terça-feira a sábado estará na linha 18 (Carmo – Passeio Alegre).

"Este veículo temático foi decorado a preceito pelos alunos do 1º ciclo da Escola Básica do Bom Sucesso, como forma de reforçar os laços entre o Museu do Carro Elétrico, a comunidade local e vizinhos", informa a empresa, em comunicado, acrescentando que também as crianças do pré-escolar contribuíram para esta iniciativa, com a pintura de postais que serão distribuídos, ao longo do mês, a muitos dos passageiros.

Além dos desenhos de cores vibrantes e das luzes que se veem nas janelas, as surpresas não ficam por aqui e aqueles que viajarem no Elétrico de Natal poderão assistir a momentos muito divertidos promovidos pelo Serviço Educativo do Museu do Carro Eléctrico.

As linhas dos elétricos históricos funcionam nos seguintes horários:
- Linha 1 (Infante-Passeio Alegre) inicia no Infante, às 9 horas. A última viagem com partida do Passeio Alegre realiza-se pelas 20h10 e recolhe a Massarelos às 20h45;
- Linha 18 (Clérigos-Passeio Alegre) arranca dos Clérigos às 9h45 e faz a última viagem do dia pelas 18h45.

Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, no site www.stcp.pt ou através da Linha Azul STCP linhaazul@stcp.pt / 226 158 158.

Atividades para as férias

Entretanto, para as férias de Natal que se aproximam, o Serviço Educativo do Museu do Carro Eléctrico promove um conjunto de atividades, a pensar na construção de bons momentos em família. Oficinas criativas, viagens de elétrico histórico e visitas guiadas são várias das atividades disponíveis para os graúdos e para os miúdos.

Será possível viajar no Elétrico de Natal e participar na atividade "Postal Elétrico". Em determinados dias da semana, os passageiros da Linha 18 (Clérigos-Passeio Alegre) vão receber um postal tradicional e serão convidados a escrever uma mensagem de Natal e a depositá-la na caixa do correio disponível no veículo. Essas mensagens, que serão depois enviadas para as moradas dos seus destinatários, certamente irão ser uma fonte de surpresa e de muitos sorrisos, tanto para quem envia, como para quem recebe.

Por sua vez, no espaço do Museu do Carro Eléctrico, para as manhãs dos dias 21 e 28 (quintas-feiras), está agendada a atividade "Quem cola, descola e faz uma bola". Com uma duração de 60 minutos, a programação desta atividade começa pelas 10 horas, com uma viagem de elétrico, entre os Clérigos e o Museu, localizado em Massarelos. Segue-se uma visita guiada ao espaço museológico e termina com uma oficina criativa, na qual os participantes irão dar largas à sua imaginação e criar os seus enfeites de Natal.

A participação nesta última atividade é de reserva obrigatória. O preço para duas pessoas é de 15 euros, acrescendo 10 euros por cada acompanhante extra. Para maior usufruto destas experiências, a atividades está limitada a 28 inscrições. As pré-inscrições devem ser feitas online até ao dia 17 de dezembro.

Para mais informações sobre esta iniciativa, contactar: 226 158 185 ou servicoeducativo.mce@stcp.pt. Formulários para inscrição online aqui.