Sociedade

Elas e eles "vestem a camisola" e foram homenageados pelo Município

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Ana Paula Melo, Arlindo Mendes, Eduardo Fernandes, Fernando Amarante, Palmira Gomes, Maria José Barros, Mário Ribeiro são alguns dos funcionários que trabalham, há 25 anos, na Câmara do Porto. Hoje, conjuntamente com mais 71 colegas foram homenageados, no âmbito do Clube de Prata.

Com alguma emoção à mistura confessam o orgulho por trabalhar no e para o Município. Arlindo Mendes revela que ajudou a construir o Parque da Pasteleira, Eduardo Fernandes o prazer que lhe deu fazer "o projeto das placas toponímicas", mas também Palmira Gomes, que confessa que "serviço público é ajudar as pessoas".

Cada um deles, em áreas de trabalho totalmente distintas – Arlindo no Gabinete Municipal de Arvoredo e Viveiro Municipal, Eduardo na Divisão Municipal de Gestão de Aplicações e Informação e Palmira no Gabinete do Munícipe – tentam, todos os dias, dar o seu melhor. "Visto a camisola desta casa", garante, igualmente, Maria José Barros (Divisão Municipal de Segurança e Infraestruturas), que, mal chega pela manhã, verifica se está tudo a funcionar no Gabinete do Munícipe.

São todos estes funcionários que, para o presidente da Câmara do Porto, "envergam a camisola" diariamente, que vão os naturais elogios. "Dizemos sempre que somos à Porto e vocês são todos à Porto", sublinha Rui Moreira, durante a cerimónia que decorreu no átrio dos Paços do Concelho.

O presidente da Câmara relembrou que todo este esforço de melhoria das condições e expetativas laborais foi já amplamente reconhecido. "Fomos o primeiro município da região Norte e o terceiro de Portugal a ser certificado pela norma do sistema de gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal", mas também, mais recentemente, “nomeado, pela segunda vez, para um prémio que distingue as melhores práticas na área dos Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, a nível nacional".

"O mais importante é o sentimento de equipa. Vinte e cinco anos é muito significativo e estamos-vos muito agradecidos, em nome da cidade do Porto", frisou Rui Moreira, concluindo: "A nossa missão só é possível porque vocês nos ajudam a cumprir com a vossa. É desta união de missões que conseguimos fazer melhor e servir a causa pública".

Vinte e cinco anos é muito significativo e estamos-vos muito agradecidos, em nome da cidade do Porto

Acompanhado de alguns elementos do Executivo, nomeadamente da vereadora dos Recursos Humanos, Catarina Araújo, e do presidente da Assembleia Municipal Sebastião Feyo de Azevedo, o presidente da Câmara cumprimentou, individualmente, todos os homenageados, oferecendo uma pequena lembrança alusiva à data.

O Clube de Prata foi implementado pela Câmara do Porto em 2014 e, desde então, reveste-se de grande importância para trabalhadores e dirigentes.