Ambiente

Educação Ambiental: Um hidratante de rosto que se pode comer

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_programa_ambiente_mel_cacau_azeite.jpg

DR

Porque boa vida incluiu cuidados de saúde, a equipa de Educação Ambiental do Município do Porto lançou um novo episódio da série “Atelier da Boa Vida” com dicas para a confeção caseira de cremes hidratantes. O objetivo é ir à natureza buscar elementos mais saudáveis e sustentáveis para produtos do dia a dia.

Uma colher de sopa de cacau, outra de azeite e duas de mel. É tudo quanto precisa para fazer uma máscara de rosto totalmente natural, livre de químicos e recorrendo a produtos que, habitualmente, se encontram na dispensa.

Esta pasta consistente deve ser guardada em frascos de vidro e aplicada uma a duas vezes por semana. O cacau, o azeite e o mel, combinados, têm um efeito emoliente, que penetra na pele e a hidrata, enquanto os antioxidantes ajudam a tonificar e proteger contra o envelhecimento.

Para quem é alérgico ao pólen, ao mel ou ao própolis, a equipa tem outras sugestões igualmente práticas e úteis para potenciar a sustentabilidade dos produtos para o rosto: receitas com manteiga de carité, cera de abelha ou óleo de amêndoas são também saudáveis para a pele.

Noutros episódios da rúbrica “Atelier da Boa Vida”, a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto já falou de aplicações para conhecer melhor as plantas, produtos biológicos, deu dicas sobre como evitar o desperdício alimentar, e ajudou nas decorações de Natal. Para descobrir os restantes vídeos aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #atelierdaboavida, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa, #ambientedescomplicado e #naturezaabrincar.