Ambiente

Educação Ambiental: Que relação existe entre a vegetação e um solo saudável?

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_parque_da_cidade_22.JPG

Porto.

É, rigorosamente, uma massa natural composta por minerais, oxigénio, água e matéria orgânica. Tecnicamente denominada solo. Mais vulgarmente, terra. É à sua vital importância para a vida no planeta que se dedica o novo episódio de “Ambiente Descomplicado”, promovido pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto.

Ainda que o pisemos todos os dias talvez não saibamos que são necessários 400 anos para que apenas um centímetro de solo seja formado. Um trabalho moroso e paciente da natureza, que ali conjuga a ação da água, do vento, das variações de temperatura, bem de organismos decompositores, como fungos e bactérias. A receita essencial para garantir a existência de vida.

É ali que se desenvolvem as plantas, a base para a maioria das cadeias alimentares. É à terra que vamos buscar os cereais, as frutas, os vegetais, o arroz, o açúcar, o chocolate. Tudo começa no solo.

E este pode apresentar diferentes caraterísticas: mais seco, fruto de agressões como desflorestação ou agricultura intensiva; os solos de quintais e campos agrícolas, cuja agricultura regenerativa ajuda à reposição dos nutrientes essenciais; e solos da floresta nativa.

O ideal será a manutenção do solo rico em nutrientes para que as plantas se desenvolvam mais facilmente e para que o carbono seja armazenado, o que ajuda a mitigar as alterações climáticas. Pelo contrário, solos que sofram agressões seguram menos água e nutrientes e estão mais vulneráveis a enchentes e secas.

Através de uma pequena experiência, a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto mostra como a presença de vegetação no solo funciona como proteção contra a erosão provocada, por exemplo, pela chuva.

E para que todos possam dar o seu pequeno – e importante – contributo, a sugestão é para que participem no projeto “Orgânico”, da Porto Ambiente, utilizando os contentores próprios para depósito dos restos de alimentos em casa. Os resíduos orgânicos recolhidos serão encaminhados para compostagem e devolvidos à terra.

Noutros episódios, o “Ambiente Descomplicado” já abordou temas como as sementes, chuva, a mudança de cor das folhas no outono, e a problemática dos microplásticos. Os vídeos estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.