Sociedade

Educação ambiental faz do Porto o Município Mais Azul

  • Notícia

    Notícia

#DR_porto_municipio_mais_azul.jpg

O Porto foi distinguido como "Município Mais Azul" pelo terceiro ano consecutivo, obtendo uma classificação de 4.62 pontos numa escala de 0 a 5 valores.

O galardão tem como objetivo reconhecer e premiar os municípios que obtiveram a pontuação mais elevada na avaliação do segundo critério imperativo da candidatura do Programa Bandeira Azul, ou seja, a implementação de atividades de educação ambiental nesse âmbito.

Pela primeira vez, a Associação Bandeira Azul da Europa e a Agência Portuguesa do Ambiente atribuíram o galardão a dois municípios da Região Hidrográfica do Norte (RHN), que obtiveram exatamente a mesma classificação: Porto e Esposende.

No âmbito da RHN, que é constituída por 73 praias distribuídas por 12 municípios, a Associação Bandeira Azul enalteceu o facto de terem sido apresentadas 48 atividades de educação ambiental, o que representa o dobro do que era pedido segundo os critérios obrigatórios. O eixo mais privilegiado foi a valorização do território.

A sensibilização, a participação passiva e ativa e o efeito multiplicador, em consonância com o número de atividades e parceiros envolvidos e a preocupação explícita com a população sénior e portadora de deficiência, foram alguns dos critérios levados em conta para a atribuição da classificação.

Esta distinção é um reconhecimento do trabalho realizado pela equipa da empresa municipal Águas do Porto durante a época balnear, juntamente com os vários parceiros envolvidos no projeto da educação ambiental: Divisão Municipal de Gestão Ambiental, Divisão Municipal de Bibliotecas, Ordem dos Biólogos, CIIMAR, Coloradd, Sealife, Proteção Civil, Lipor, CEFPI, Centro Social da Foz e AmbarScience.

Entretanto, o Porto recebeu ainda o certificado da Associação Bandeira Azul da Europa pelos 10 anos de excelência dos parâmetros atingidos na zona balnear da Foz.

Recorde-se que ainda recentemente o Município foi distinguido pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com o "Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano". E, poucos dias depois, conquistou também o prémio para Best Digital Strategic Tools pela sua plataforma tecnológica H2PORTO.