Ambiente

Educação Ambiental: Como prolongar a vida dos manjericos?

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_manjerico.jpg

Filipa Brito

Temperaturas muito baixas ou muito altas. Falta de luz ou luz muito forte. Há mais razões para que o tradicional manjerico tenha um período de vida muito curto que nada têm a ver com o facto de ser cheirado diretamente com o nariz. No novo episódio de “Biodiversidade em Casa”, a equipa de Educação Ambiental do Município do Porto dá algumas dicas para prolongar a vida desta planta.

Semeado no final do inverno, o manjerico atinge o seu auge por altura dos Santos Populares. Mas são poucos os que se aguentam até ao outono. Com alguns cuidados, é possível prolongar a vida desta planta que já se vê um pouco por toda a cidade e, segundo a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto só é preciso saber de que é que a planta precisa e gosta.

Os manjericos podem viver no interior ou no exterior desde que se tenha em atenção a luz, que tem que existir desde que não haja uma exposição excessiva e direta ao sol. É ainda necessário considerar a temperatura ambiente: nunca muito elevada, nem tão pouco abaixo dos dez graus centígrados.

Para regar esta aromática, a água não deve ir diretamente às folhas, mas à terra, que também não pode estar encharcada, mas sempre ligeiramente húmida. O ideal é ter o vaso, com uma boa drenagem para deixar que as raízes respirem, em cima de um recipiente com água.

Assim será possível assistir a um ciclo de vida saudável do manjerico para, no final, recolher as sementes e voltar a plantá-las. Tudo sem culpar a sabedoria popular.

Noutros episódios, o “Biodiversidade em Casa” já abordou temas como as ervas daninhas, a plantação de cenouras e tomates, as flores de inverno ou como alimentar as aves na estação mais fria.

Os vídeos estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #biodiversidadeemcasa, #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, e #atelierdaboavida.