Ambiente

Educação Ambiental: Como é que as plantas bebem água?

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_plantas_agua_01.JPG

Porto.

Para aguçar a curiosidade e despertar o cientista em cada um, a equipa de Educação Ambiental do Município do Porto lança um desafio que, à partida, parece muito simples: perceber, afinal, como é que as plantas bebem água. A resposta vem em mais um episódio de “Ambiente Descomplicado”.

As plantas, como todos os seres vivos, necessitam de água. Isso toda a gente sabe. Com a água, e alguma magia, também conhecida no mundo científico como fotossíntese, as plantas são capazes de produzir o seu próprio alimento. E ainda o partilham com outros seres vivos: os humanos.

Mas como se processa tudo? Pela absorção da água e dos minerais através das suas raízes, que sobem até às folhas. É aí que a energia do sol é transformada em energia química com recurso a água e dióxido de carbono. A energia fica armazenada e é dela que a planta se alimenta para crescer, graças a um sistema que em tudo se assemelha às veias, artérias e células do corpo humano.

Os pormenores podem ser acompanhados no mais recente vídeo produzido pela equipa do município, que incluiu, ainda, um desafio para experimentar em casa:

Noutros episódios, o “Ambiente Descomplicado” já abordou temas como o solo, as sementes, chuva, a mudança de cor das folhas no outono, e a problemática dos microplásticos. Os vídeos estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.