Ambiente

Educação ambiental: as pragas são como as desculpas, devem evitar-se

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Entrega_Arvores_Viveiro_14.jpg

Filipa Brito

É possível controlar as pragas nas plantas sem recorrer a produtos químicos. A equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto dá algumas sugestões num novo episódio da série “Biodiversidade em Casa”.

As pragas são como as desculpas, devem evitar-se – o conselho é da equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, no mais recente episódio da série “Biodiversidade em Casa”, no qual são apontadas algumas alternativas para lidar com este problema sem pôr em causa a saúde e o meio ambiente. A solução para controlar as pragas nas plantas passa por trabalhar com a natureza.

Mosca-branca, pulgão, ácaro são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros: as lagartas de vários insetos, as lesmas e os caracóis, explica-se no vídeo. Detetar atempadamente pragas na horta ou jardim é possível lendo os sinais que a planta dá e o aspeto que tem.

A primeira regra para combater as pragas é a prevenção. Antes de iniciar o cultivo devem ter-se em consideração algumas soluções que podem fazer reduzir o aparecimento de pragas na horta ou jardim: ter um solo nutrido e saudável; escolher plantas de espécies ou variedades nativas, mais adaptadas e resistentes a insetos e doenças; construir um hotel para insetos; cultivar plantas aromáticas, que têm dupla função de repelir algumas pragas e atrair alguns controladores de pragas, por exemplo.

Aumentar a biodiversidade parece ser um bom caminho a seguir, conclui a equipa municipal de Educação Ambiental, deixando algumas sugestões para o caso de a prevenção não ser suficiente: retirar manualmente da planta, impedir a proliferação para as plantas vizinhas, ou recorrer a soluções amigas do ambiente como a calda de sabão inseticida ou o chá de urtigas.

Noutros episódios, o “Biodiversidade em Casa” já abordou temas como o período de vida dos manjericos, as ervas daninhas, a plantação de cenouras e tomates, as flores de inverno ou como alimentar as aves na estação mais fria.

Os vídeos estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #biodiversidadeemcasa, #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, e #atelierdaboavida.