Cultura

Eduarda Neves apresenta novo projeto curatorial no domínio das artes visuais

  • Notícia

    Notícia

#Criatorio_sem_imago_mundi_eduarda_neves.jpg

"Sem Imago Mundi, Antes Um Desvio Aleatório" é o nome do novo projeto curatorial de Eduarda Neves, que tem o seu primeiro momento público na próxima sexta-feira, no Planetário.

Apoiado pelo programa municipal Criatório, este novo projeto da professora da ESAP assenta na organização articulada de uma exposição, um ciclo internacional de conferências e uma publicação, cada qual em momentos diferentes.

O primeiro acontece a 12 deste mês com a inauguração do projeto expositivo no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, às 18 horas. Será então ocasião de começar a perceber esta proposta de Eduarda Neves, que toma como referencial crítico a obra de Lucrécio "Da natureza das coisas [De rerum natura]", poema filosófico dividido em seis livros e que é considerado um dos textos fundadores da cultura ocidental. Autor maldito, motivado pelo atomismo de Demócrito e pela filosofia moral de Epicuro de Samos, Lucrécio declara a presença do homem num universo sem deuses.

A exposição é composta por trabalhos de Ana Guimarães e Tiago Veloso, Celeste Cerqueira, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, João Tabarra, Nuno Ramalho, Sérgio Leitão Thiago Rocha Pitta. Conta ainda "com a participação de dois cometas", como aponta Eduarda Neves referindo-se Alexandra Costa e Nuno Vieira.

De entrada livre, a exposição fica patente até 16 de novembro, de segunda a sexta-feira entre as 14 e as 19 horas e aos sábados e domingos entre as 15 e as 18 horas. A obra de Sérgio Leitão projetada no interior do Planetário será apresentada de segunda a sexta-feira às 17 horas e aos sábados e domingos às 17,30 horas.

Mais informações aqui.