Desporto

EDP Maratona do Porto e Corrida da Mulher adiadas para 2021

  • Notícia

    Notícia

#fib_jq_maratona_porto_10.jpeg

Filipa Brito e João Queirós

Devido à emergência de saúde pública causada pelo COVID-19 e às recomendações do governo português, a Runporto, em colaboração com as autoridades de saúde e os três municípios envolvidos, decidiu adiar para 2021 a realização da EDP Maratona do Porto. Também a EDP Corrida da Mulher, que inicialmente tinha sido reagendada para outubro de 2020, fica definitivamente adiada para maio do próximo ano.

A Runporto, em conjunto com os três municípios envolvidos e os patrocinadores, anunciou hoje o adiamento da EDP Maratona do Porto para 2021, por não existirem condições de segurança para a realização desta prova, que estava agendada para 8 de novembro de 2020. Esta é também a recomendação das autoridades portuguesas e das entidades de saúde pública.

"Foi uma decisão muito difícil, mas é a pensar na segurança de todos, participantes, colaboradores e voluntários, que a Runporto decidiu adiar a EDP Maratona do Porto para 2021. Neste momento, é a decisão mais responsável a tomar, porque não podemos juntar 16 mil pessoas. Simplesmente, não é seguro", justifica Jorge Teixeira, o diretor geral da Runporto.

Realizada há 16 anos consecutivos, unindo os municípios do Porto, de Matosinhos e Vila Nova de Gaia, a EDP Maratona do Porto é um evento que reúne milhares de participantes a cada ano, tendo registado a participação de atletas de 75 países na última edição.

Sobre a decisão de adiar a prova a cinco meses da sua data inicial, Jorge Teixeira explica que não poderia ser de outra forma, uma vez que "os maratonistas têm vários meses de preparação até estarem aptos para alinharem numa prova tão exigente como uma Maratona". Portanto, acrescenta, "não fazia sentido adiar esta decisão para mais tarde. Fazer este anúncio nesta altura é um ato de respeito pelos atletas e por todas as entidades envolvidas na organização do evento", acrescentou.

Por força da pandemia causada pelo novo coronavírus, a EDP Maratona do Porto fica, assim, adiada para o dia 7 de novembro do próximo ano.

Corrida da Mulher adiada para maio de 2021

De resto, confirma-se também que a EDP Corrida da Mulher fica adiada para 16 de maio de 2021.

Fruto do elevado número de participantes - eram esperadas cerca de 25 mil participantes em 2020 - e às condições logísticas necessárias para a boa execução do evento, a organização comunicou um primeiro adiamento, do mês de maio para o mês de outubro.

Contudo, também neste caso, a Runporto entendeu que a atitude mais sensata e responsável seria a de adiar definitivamente a prova para maio do próximo ano.

Para quem já estava inscrito na EDP Maratona do Porto ou na EDP Corrida da Mulher, a organização propõe três alternativas possíveis: transitar a inscrição para a edição de 2021, transitar a inscrição para a edição de 2022 ou a alteração do titular da inscrição.

Mais informações através do website oficial da Runporto.