Sociedade

Edifício reabilitado no Centro Histórico vence prémio internacional de arquitetura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_premio_arquitetura_Be_Oporto_infante_01.JPG

DR

Localizado na zona histórica da cidade, mais precisamente na Ribeira, o edifício Infante foi reabilitado pelo estúdio de arquitetura portuense Meireles Arquitetos e agora distinguido pelos MUSE Design Awards 2021. O projeto venceu a prata na categoria Renovação.

A localização – numa área classificada como Património Mundial pela Unesco -, mas também as próprias origens e anteriores intervenções feitas nos dois edifícios contíguos, representaram os grandes desafios do projeto.

Naquele que é agora uma habitação multifamiliar e uma loja, foram mantidos e reabilitados os vestígios medievais, neopaladianos e barrocos da arquitetura, “o que fez com a intervenção fosse cuidada, pouco invasiva e cumpridora com os requisitos do programa arquitetónico da área”, afirma o gabinete responsável pelo projeto.

Apesar de o interior remeter a sua construção para a época medieval, as características arquitetónicas predominantes serão datadas do século XVIII, e terão sido estas “que serviram de base para a renovação”. “Foi utilizada toda a influência das épocas passadas quer no tipo de materiais usados, (predominantemente madeira), quer nos desenhos dos vãos, nos desenhos das escadas e nos desenhos das molduras que sobressaem nos tetos e paredes, estes últimos influência direta do estilo Barroco do séc. XVIII no Porto”, explica o Meireles Arquitetos.

Já no interior, as poucas alterações refletem-se na reabilitação das fachadas, que, ainda assim, manteve a traça original.

A edição de 2021 dos MUSE Design Awards premiou, também, o gabinete de arquitetura Ventura + Partners pelo projeto da loja da chocolataria Arcádia no centro comercial Norteshopping.

Os MUSE Awards integram uma série de competições internacionais promovidas pelo International Awards Associate (IAA), destacando profissionais de vários setores e promovendo a excelência nas suas áreas de atuação.