Urbanismo

Edifício portuense entre os oito mais bonitos do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_edificio_portuense_Essenza_01.JPG

DR

O Edifício Essenza, da autoria do arquiteto Manuel Ventura e situado no Parque da Cidade, foi nomeado para o prémio especial International Building Beauty 2022, depois de, em 2021, ter sido finalista na categoria de habitação multiresidencial. O empreendimento integrou, este ano, uma lista restrita de oito projetos considerados os mais bonitos do mundo, escolhidos entre centenas.

O International Building Beauty 2022 é promovido pelo World Architecture Festival, com o objetivo de premiar o melhor da beleza na arquitetura. Esta distinção destacou apenas oito projetos numa “shortlist”, sendo o único projeto português e único edifício residencial da lista, destacando-se junto de projetos como a Mesquita Basuna, no Egito, o museu Phoenix Central Park, na Austrália, a biblioteca House of Wisdom, nos Emirados Árabes Unidos, o escritório Kohan Ceram Central Office, em Teerão, a livraria Kirkkonummi, na Finlândia, o hotel Dexamenes, na Grécia, e a microlivraria Warak Kayu, na Indonésia.

A 15ª edição do World Architecture Festival aconteceu este ano, em Lisboa, nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, e juntou mais de dois mil arquitetos e designers para três dias de conferências, prémios e muita partilha.