Habitação

Edifício devoluto no Centro Histórico foi reabilitado para habitação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto reabilitou um edifício devoluto na Rua Doutor Barbosa de Castro, no Centro Histórico, para habitação em regime de arrendamento apoiado, com oferta de dois novos fogos.

O edifício era originalmente composto por várias frações habitacionais, cujas áreas não cumpriam os requisitos mínimos de habitabilidade, passou a contemplar dois apartamentos: um T2 duplex instalado no 1.º e 2.º piso, e um T0 com mezanino, instalado no 3.º e 4.º pisos. No piso 0, passou a existir um espaço de utilização comum às duas frações, composto por arrumos e lavandaria.

Dado o avançado estado de degradação dos elementos estruturais, a empresa municipal Domus Social, responsável pela reabilitação, considerou necessário proceder à demolição integral do interior existente, dando origem a uma nova ocupação adequada à área disponível. Para isso, a intervenção assentou, fundamentalmente, na redefinição do desenho do espaço interior do edifício, num diálogo entre o respeito patrimonial e o desenho dos espaços habitacionais.