Ambiente

Edição de outubro do Jardim da Água oferece animação e conhecimento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_jardim_da_agua_06.jpg

Porto.

O Parque das Águas recebe uma nova edição do Jardim da Água já no próximo sábado, 9 de outubro. Visita guiada, yoga, workshops, conversas, mercado e arte urbana são algumas das atividades propostas, entre as 10 e as 17 horas.

A sustentabilidade ambiental une-se à arte urbana com o trabalho de Hazul – “Sustentabilidade das Gerações Futuras”, patente no Edifício Gestão de Clientes da Águas e Energia do Porto.

Durante o período da manhã, terá lugar uma “Conversa” com Elza Ferraz sobre “A importância da ETAR na sustentabilidade do ambiente”, aulas de yoga, um workshop de cerâmica RAKU, que resulta na utilização de técnicas de redução e oxidação em vidrados de baixa temperatura, e um workshop de ourivesaria.

À tarde, o historiador Germano Silva será o cicerone de uma visita ao Parque das Águas e às suas fontes.

As inscrições devem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário online por pessoa, para melhor controlo das vagas disponíveis, e só são válidas após receção de email de confirmação.

O evento decorre entre as 10 e as 17 horas, com entrada gratuita, e o estacionamento durante esse período é livre no Parque de Estacionamento de Clientes da Águas do Porto. A organização recorda que as estações de metro do Heroísmo e de Campanhã ficam nas proximidades e são uma forma mais amiga do ambiente para chegar ao local.

O Jardim da Água é uma iniciativa mensal, com uma programação ativa e regular, que pretende aproximar a população do Parque das Águas, um pulmão verde em plena zona oriental da cidade.

A organização solicita que todas as regras de segurança sejam cumpridas, tais como a utilização de máscara cirúrgica, a medição de temperatura à entrada, o cumprimento dos circuitos de circulação estabelecidos, a manutenção da distância social e a higienização das mãos.

Programa

10h00 às 17h00: Mercado da Água - organização Mercado da Alegria

Intervenção de Arte Urbana, artista Hazul – “Sustentabilidade das Gerações Futuras”

10h00 às 13h00: Workshop de cerâmica RAKU com o ceramista João Costa

O RAKU resulta em usar técnicas de redução e oxidação em vidrados de baixa temperatura. O objetivo é conseguir efeitos metalizados usando a redução, permitindo aos participantes personalizar uma peça, previamente feita e chacutada de pasta refratária, decorando-a (com vidrados).

10h30 e 11h30: Aulas de Yoga com a professora Sónia Monteiro, diretora do espaço FreeFlow

Aulas de 45 minutos, orientadas numa vertente de yoga para todos, adequada a diferentes níveis de prática, pelo que não necessita de experiência anterior para participar. Aproveite a natureza do local para poder se conectar melhor consigo.Recomenda-se que cada participante traga o seu tapete de yoga ou uma toalha para o chão e roupa confortável.

11h00: Conversa com Engª Elza Ferraz sobre “A importância da ETAR na Sustentabilidade do ambiente

11h00 e 15h00: Workshop de Joalharia com a equipa da OH/BA Design

Neste workshop cada participante vai ser convidado a produzir uma pulseira ou medalha para um colar em cobre ou latão. Poderá fazer uso de técnicas simples de joalharia para produzir uma peça única à sua medida e, no final, levar consigo a sua jóia.

15h00: Visita Guiada pelo Professor Germano Silva