Turismo

EasyJet reforça rotas e aviões no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_easy_jet.jpg

Miguel Nogueira

A EasyJet anunciou nesta quinta-feira que vai investir no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com mais aviões, criação de três novas rotas e recuperação de outras duas. Este investimento vai permitir reforçar a capacidade em 350 mil lugares e criar 70 empregos diretos.

A companhia aérea passará a ter seis aviões estacionados no aeroporto, permitindo também abrir três novas rotas: Porto Santo, Madrid e Colónia. A primeira (para o Porto Santo) estará disponível para viagens a partir de 1 de maio até ao final de outubro, com duas frequências semanais, enquanto a rota para Colónia será operada duas vezes por semana e a conexão com destino a Madrid terá cinco frequências semanais, ao longo de todo ano, estando ambas as ligações disponíveis no início de abril. Pensando já numa estratégia para o próximo verão, a empresa anunciou, também, a reativação das rotas para Ibiza e Palma de Maiorca.

Para além dos 15 aviões baseados no país, a EasyJet tem ainda uma capacidade adicional de 16 aeronaves não baseadas (destas, quatro no Porto).

Com este reforço, a companhia aumenta também os postos de trabalho para mais de 520 pessoas, das quais 214 baseadas no Porto, tal como sublinhou, em conferência de imprensa, o diretor-geral da empresa para Portugal, José Lopes.

A celebrar o transporte de 14 milhões de passageiros para o Aeroporto Sá Carneiro, onde opera desde 2007, a companhia aérea teve um crescimento de 9% nos últimos sete meses, comparativamente ao período pré-pandemia, consolidando, assim, a sua posição como segunda companhia aérea a operar no Porto, onde inaugurou uma base em 2015 e tem, atualmente, 23 ligações a aeroportos europeus de oito países.