Ambiente

É possível dar uma nova vida às decorações de Natal com as dicas da equipa do Ambiente

  • Notícia

    Notícia

#fib_decoracoes_Natal.jpg

Filipa Brito

E se as decorações de Natal pudessem ter uma vida para além da quadra festiva, em vez de voltarem para a caixa? É uma sugestão da equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, que alia a reutilização de materiais e o combate ao desperdício.

Não é uma inevitabilidade que as decorações de Natal passem grande parte do ano fechadas numa caixa, à espera que chegue a altura de enfeitarem a árvore. No mais recente episódio da rubrica “Atelier da Boa Vida”, a equipa municipal de Educação Ambiental ensina a criar decorações de Natal com vida – ornamentos feitos em casa, personalizados, utilizando materiais simples, e que após a quadra festiva darão origem a novas plantas.

Num ano fora do comum, a sugestão é “fazer uma árvore diferente, com sementes, que um dia irão germinar”. A magia do Natal não tem de esgotar-se quando as decorações são retiradas da árvore.

O material necessário poderá ser encontrado em casa e os passos a seguir para fazer estas decorações natalícias não são complicados. O resultado final serão decorações de Natal amigas do ambiente, e que depois de saírem da árvore terão uma segunda vida.

Quando chegar o momento de desmanchar a árvore, será altura de as decorações de Natal e as sementes nelas contidas ganharem uma nova vida. Bastará colocar os enfeites num vaso com terra, regá-los e deixar crescer as novas plantas. E começar a pensar em ideias para as decorações do próximo ano, quem sabe com sementes diferentes.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.