Cultura

É o Mês da Imagem, mas leva a fotografia e o cinema a toda a cidade até ao fim do ano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Rui_Oliveira_Mes_da_Imagem.JPG

Rui Oliveira

Chama-se Mês da Imagem (MIP), mas chegou para celebrar a fotografia e o cinema durante muito mais tempo. Exposições, projeções de cinema, conversas, lançamentos de livros e workshops compõem a quarta edição da iniciativa que percorre vários espaços da cidade.

Este ano, o MIP lançou o MIP_OFF uma iniciativa paralela em que se pretendeu criar um espaço de visibilidade a projetos que se caracterizassem pelo carácter experimental da conceção e/ou da apresentação e que aconteçam em lugares expositivos “improváveis”.

Mais de 40 projetos vão poder ser vistos em espaços como o Mercado da Foz, o restaurante "Tia Orlanda", a confeitaria Nandinha, associações recreativas, centros comerciais La Vie e de Cedofeita, descampados e casas abandonadas, em montras de lojas e até num automóvel estacionado em frente à Escola de Belas Artes.

As atividades já arrancaram em outubro, mas o calendário é muito mais extenso. O Mira Fórum recebe as exposições “O Narcisismo das Pequenas Diferenças” de Pauliana Pimentel, e “Imagens Periféricas” com PPP – Porto Pinhole Photography.

No espaço em Campanhã será ainda projetada a curta-metragem “N SCUT ” (NASCIDA)” de Luísa Sequeira. Em dezembro, Fernando Lima apresenta o livro "221/67 Ex-voto", produto da investigação e interpretação realizadas a partir dos álbuns fotográficos de guerra do soldado paraquedista 221/67, e há ainda espaço para uma Feira de Fotografia.

Ao Cru, o Mês da Imagem leva a projeção e performance musical “Varanasi” e, na Escola Superior de Artes do Porto, ainda é possível visitar a exposição “Nem noite nem dia ou como estar de frente para o relógio”. Mais exposições trazidas pela iniciativa são “Quadro Vivo” e “Chiaroscuro”, na Escola Superior de Educação, “Orgulho” e “O sonho de Cabrum”, na fachada do Instituto Português de Fotografia.

No OPPIA, serão projetados filmes com acompanhamento musical provenientes do Douro Film Festival, além de um filme acompanhado de exposição fotográfica “A memória da Raia”, de Miriam González, Iris Justo e Andrea Pérez, do FICCA – Mostra de Cinema de Resistência, e de “Nove meses de Inverno Três Inferno”, de João Pedro Marnoto.

Estas e outras iniciativas da programação do Mês da Imagem, organizado pelo coletivo FFF - FORUM fotografia/filme PORTO com o apoio da Câmara do Porto, podem ser consultadas e acompanhadas em www.mesimagemporto.pt ou seguindo o Instagram e Facebook da iniciativa.