Cultura

Duplas de poetas prestam homenagem a Eugénio de Andrade na Biblioteca Almeida Garrett

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Antonio_Alves_Eugenio_de_andrade_a_arte_dos_versos_01.JPG

António Alves

O Clube de Leitura da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) celebra o centenário de Eugénio de Andrade, com duas sessões dedicadas ao poeta do Porto. A primeira reunião realiza-se nesta quinta-feira e conta com a participação de António Carlos Cortez e Rui de Noronha Ozório. A entrada é livre.

Partindo do mote "Eugénio pelos Poetas", as reuniões do Clube de Leitura são um convite a refletir sobre as relações de Eugénio de Andrade com outros poetas. As sessões acontecem quinzenalmente às quintas-feiras, com entrada gratuita, sujeita à lotação do auditório.

A primeira sessão de fevereiro, nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, às 18h30, será apresentada pelo professor, poeta e crítico literário António Carlos Cortez – distinguido pela Associação Portuguesa de Escritores, em 2022, com o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho – e por Rui de Noronha Ozório, poeta, ator e encenador.

No dia 23 de fevereiro, à mesma hora, cumprir-se-á o segundo momento do Clube de Leitura. Conta com a participação do poeta, psicólogo e professor universitário João Habitualmente e da poeta, jornalista e argumentista Filipa Leal.

Em antecipação a estas sessões de leitura, a presença dos poetas na BMAG será pretexto para a realização das visitas guiadas "Eco e-vocações" à exposição "A Arte dos Versos", comemorativa do centenário de Eugénio de Andrade.

António Carlos Cortez conduz a primeira visita, nesta quinta-feira, às 17h30.

No dia 23 de fevereiro, a partir das 18h00, Filipa Leal orientará a segunda visita guiada.