Ambiente

Duas novas Nogueiras do Japão erguem-se no Largo do Terreiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_caldeiras_infante_2024_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Centro Histórico do Porto foi o local escolhido para assinalar o Dia Internacional das Florestas. Num momento em que o Município aproveita a época propícia à plantação de árvores, duas novas Ginkgo biloba, também conhecidas como Nogueiras do Japão, erguem-se, agora, no Largo do Terreiro, na Ribeira.

Originária do sul da China, a mais antiga de todas as árvores é considerada sagrada no Extremo Oriente. Há quem a considere a uma "fonte da juventude", dada a robustez e resistência, mas também pelo uso para fins medicinais que se pode retirar das suas folhas.

A ação, tão simbólica na data como vital no caminho da sustentabilidade, tem como objetivo qualificar o espaço, transformando-o numa oportunidade para a criação de uma pequena área verde, proporcionando, deste modo, maior conforto aos moradores e visitantes do local.

Esta iniciativa destaca o compromisso da sustentabilidade ambiental do Município do Porto e a importância de dotar as áreas urbanas de espaços verdes eficientes e sustentáveis.

Recorde-se que está em curso a missão de plantação de 2.544 novas árvores um pouco por toda a cidade, que já contou com a ajuda das crianças das escolas dos Correios e do Falcão, que plantaram dezenas de azevinhos, nogueiras e azinheiras no Parque da Cidade e no Covelo.

O património florestal do Porto já convive com mais de 66 mil árvores plantadas em parques, ruas e jardins um pouco por toda a cidade.