Cultura

Drew Klein junta-se a Cristina Planas Leitão na direção artística do Teatro Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A partir de janeiro 2023, Cristina Planas Leitão e o programador e curador norte-americano, Drew Klein, sucedem a Tiago Guedes, num novo modelo de codireção artística do Departamento de Artes Performativas (DAP) da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, que agrega o Teatro Municipal do Porto, o DDD – Festival Dias da Dança e o CAMPUS Paulo Cunha e Silva.

A seleção do novo nome realizou-se através de um concurso público internacional, lançado a 12 de julho de 2022, que privilegiava um perfil de candidatura com experiência na direção de uma instituição cultural e na organização de um evento de âmbito internacional. Valorizou-se também a experiência na área das artes performativas, conhecimento e domínio de redes de criação e difusão nacionais e internacionais neste contexto, gestão de equipamentos e diálogo entre equipas, parceiros e públicos.

Drew Klein (n. 1982) foi diretor de performance do Contemporary Arts Center (CAC), em Cincinnati, Ohio (Estados Unidos da América). Tendo integrado a instituição em 2011 como curador de artes performativas, criou o primeiro programa da instituição dedicado à performance, implementando a Black Box Performance Series e o festival anual interdisciplinar This Time Tomorrow. O seu trabalho caracteriza-se por promover práticas de colaboração e intercâmbio cultural. Apresentou em estreia, nos Estados Unidos da América, vários artistas internacionais como Alice Ripoll/Cia REC ou Mithkal Alzghair, ambos apresentados no DDD e TMP, respetivamente, e colaborações com nomes como Kate MacIntosh, Ingri Fiksdal, Raquel André, entre outros.

Após a saída de Tiago Guedes, e por nomeação, Cristina Planas Leitão assumiu a direção artística interina do DAP. A entrada em funções da nova codireção artística acontecerá em janeiro de 2023.

Cristina Planas Leitão (n. 1983) assumiu a direção artística interina do Departamento de Artes Performativas, desde julho de 2022. Como programadora de artes performativas, destaca a sua colaboração com o DAP, sob direção artística de Tiago Guedes, nas temporadas regulares do Teatro Municipal do Porto (a partir de 2019), do DDD – Festival Dias da Dança, desde a edição de 2020, e do CAMPUS Paulo Cunha e Silva, desenvolvendo o seu projeto artístico e missão desde a sua abertura em 2021. Em 2011, foi uma das iniciadoras dos encontros desNORTE (2011-2017), no Porto, e integrou o grupo de consultoria de Braga’27. A sua prática curatorial agregadora está focada no desenvolvimento de formatos de criação sustentáveis, novas narrativas e relações de cuidado no meio das artes performativas.