Proteção Civil

Domingo em Aviso Vermelho na costa do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_alertavermelho.jpg

Além do Porto, mais seis distritos do país vão estar sob Aviso Vermelho entre domingo e segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos com 'Aviso Vermelho', são Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

O aviso é válido para entre as 12,00 horas de domingo e as 12 de segunda-feira. De acordo com o IPMA, o 'Aviso Vermelho' diz respeito a situações meteorológicas de risco extremo.

A previsão meteorológica para o dia de hoje dá céu muito nublado ou encoberto na zona norte e centro do país, com períodos de chuva por vezes forte e persistente e possibilidade de ocorrência de trovoada no final do dia, na região norte.

Para o Grande Porto, está previsto céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva por vezes forte e persistente, que poderá passar a aguaceiros a partir do final da tarde.

A Proteção Civil Municipal alerta, por isso, a população para as seguintes condições nos próximos dois dias:


    • Precipitação persistente, por vezes forteaté ao final do dia de hoje:

    • Vento forte com rajadas até 90 km/h até a madrugada de amanhã, passando a rajadas de 100 Km/h durante a manhã e a tarde, voltando a diminuir para rajadas de 90 Km/h até ao final da tarde de dia 15;

    • Agitação marítima de noroeste com ondas entre 4 e 5 m até à madrugada de amanhã, aumentando para ondulação de 5 a 7 m até ao final da manhã; durante a tarde e até à manhã de dia 15 a ondulação aumentará para 7 a 8 m, podendo atingir 14 m de altura máxima; a situação de agitação marítima irá manter-se até ao final da tarde de segunda feira, diminuindo progressivamente a altura da ondulação;

    • Haverá descida acentuada da temperatura durante o dia de amanhã com aumento do desconforto térmico devido ao vento forte.