Cultura

Dois tesouros do século XIII saem da Biblioteca Pública Municipal do Porto nesta Páscoa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_manuscrito_Santa_Cruz_objeto_seus_discursos_01.JPG

DR

No contexto de mais um encontro do renovado ciclo "Um Objeto e seus Discursos", o Museu e Bibliotecas do Porto oferecem a possibilidade de apreciar, de perto, uma bíblia portátil e o manuscrito Santa Cruz nº 61, ambos do século XIII.

Em plena celebração da Páscoa, a sessão de sábado, 8 de abril, é o pretexto para retirar da casa-forte da Biblioteca Pública Municipal do Porto dois tesouros, manuscritos, do século XIII, da coleção da Livraria de Mão de Santa Cruz de Coimbra.

José Meirinhos, investigador, professor e especialista nos manuscritos sagrados da Livraria de Santa Cruz, e Francisco José Viegas, escritor, editor e investigador especialmente dedicado aos temas da história do livro e da edição, são os convidados deste terceiro momento da nova temporada de "Um Objeto e seus Discursos".

A sessão decorre às 18 horas, no auditório da Biblioteca Pública Municipal do Porto, e terá moderação de Jorge Sobrado.

"Num momento raro, expô-los-emos ao público. Falaremos sobre a relevância, história e salvaguarda deste património literário, religioso e artístico, mas também a respeito dos sentidos da vida monástica e da atividade da leitura e da cópia, e suas afinidades com a espiritualidade e o trabalho oficinal medievais", sublinha o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.