Cultura

Dois projetos inéditos no arranque do último mês de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Na reta final daquela que é a sua oitava edição, o programa municipal Cultura em Expansão inaugura o mês de dezembro com dois projetos inéditos: OraculÁreas, de Ana Rocha em parceria com as estruturas parceiras do programa e os músicos João Pais Filipe e Pedro Melo Alves, e Arquivo Presente do Porto, de Rita Morais.

A primeira iniciativa decorrerá no dia 3 de dezembro, na Associação de Moradores da Bouça, com a realização do segundo momento de OraculÁreas, um projeto desenhado por Ana Rocha – produtora, curadora, coreógrafa, performer e dramaturga – para o Cultura em Expansão. Em parceria com a Sonoscopia, Confederação, Visões Úteis e Teatro do Frio, parceiros de programação do programa, o espetáculo desenrola-se entre o debate e a performance, num exercício de construção e transformação comum entre espectadores e participantes, com a participação dos percussionistas João Pais Filipe e Pedro Melo.

Por sua vez, o Arquivo Presente do Porto será apresentado no auditório do Grupo Musical de Miragaia, no dia 4 de dezembro. Criado pela encenadora e atriz Rita Morais, numa coprodução entre o Temps d’Images Lisboa e o Cultura em Expansão, o espetáculo de teatro aborda a relação entre o artista e a sociedade, a documentação e a ficção e o passado e o futuro de uma cidade, o Porto. Tendo como ponto de partida um trabalho de investigação e debate sobre o tecido artístico do Porto, com o objetivo de trazer o ato de arquivar para os dias de hoje, auscultando e “arquivando o presente” e gerando discurso e ação sobre o “fazer teatral”, o processo de criação incluiu uma série de encontros-jantares entre artistas portuenses contemporâneos, que têm em comum a sua relação com a cidade e o desenvolvimento de trabalho artístico na área do teatro.

Ambos os espetáculos terão início às 19,30 horas, com entrada gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia, a partir de uma hora antes do seu início.

Durante o mês de dezembro, a programação do Cultura em Expansão inclui ainda a apresentação do projeto de Inês Garrido PARALLAX – A aparente deslocação de um objecto devido à alteração na posição do observador, uma reflexão sobre a ideia de “Identidade” através de uma relação de envolvimento interventivo ao longo de seis meses na e com as comunidades da Pasteleira, que terá lugar na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, no dia 11 de dezembro; assim como o espetáculo resultante do trabalho de residência do Grupo Operário do Ruído com o músico japonês Tomomi Adachi em torno do seu Atlas de Instrumentos Utópicos, que acontecerá na Associação de Moradores da Bouça, no dia seguinte, 12 de dezembro. Segue-se o encerramento da edição de 2021 do programa, a 18 de dezembro, com a apresentação do projeto a-jun-ta-mento, levado a cabo pelo coletivo ondamarela, e que junta no palco do Teatro Municipal do Porto - Rivoli, participantes da Bouça, Miragaia, Pasteleira e Campanhã.

Mais informações podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.