Cultura

Dois novos retratos em perspetiva no Teatro Campo Alegre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As novas criações de Lígia Soares e da dupla Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo serão apresentadas no Teatro Campo Alegre, nos dias 24 e 25 de fevereiro, no âmbito de mais um capítulo do programa "Retratos".

Apesar de ter como título uma frase que aponta como experiência autobiográfica, "A minha vitória como ginasta de alta competição", Lígia Soares nunca praticou nenhuma modalidade de alta competição: "Digamos que este espetáculo pode ser um ajuste de contas tardio com o que não consegui fazer em criança".

Assim, a dramaturga e coreógrafa pretende expor o tema pela sua ausência, considerando o não-acontecimento uma vitória em relação ao acontecimento.

No seu processo criativo, inspirou-se na prática diária dos atletas, tendo estudado ainda vários documentos sobre a vida de atletas icónicas e a sua influência. "Quem são agora os vencedores e vencidos? Como é que insistimos em categorizar atos, pessoas e funções perante valores que estão em necessária derrocada?".

São algumas das questões levantadas na peça que é apresentada no Teatro Campo Alegre, na sexta-feira, 24 de fevereiro, e sábado, 25 de fevereiro, às 19h30.

Já às 21h30, no Café-Teatro do Campo Alegre, Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo apresentam "Já não sou a amar-te menos", que não é uma autobiografia, "quando muito é uma estória".

Embora existam pontos de partida próximos, a premissa da peça está antes relacionada com uma suposição: "E se...?".

O espetáculo assenta ainda na estética que a dupla tem vindo a desenvolver desde 2014, de um teatro sem texto falado, inspirado num universo cinematográfico, evidenciando a beleza da via quotidiana.

O espetáculo é apresentado nos dois dias, às 21h30.