Sociedade

Documentário sobre o restauro do Bolhão estreia esta quinta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_apresentacao_marca_bolhao_22.jpg

Miguel Nogueira

A SIC acompanhou, em exclusivo, durante quatro anos as obras de restauro do Mercado do Bolhão e o resultado é transmitido no Jornal da Noite desta quinta-feira, enquadrado na rubrica “Reportagem Especial”.

O timelapse da câmara mostra a evolução da intervenção no espaço que os portuenses bem conhecem. Das bancas antigas às mais modernas, da escadaria degradada à agora reabilitada, a que se junta a criação da ponte que une as ruas de Alexandre Braga e Sá da Bandeira e a nova cave de descargas, o documentário é testemunha de todo o trabalho de reabilitação do mercado centenário de frescos.

Ao Mercado do Bolhão voltam 62 comerciantes (mais 29 novos) e 27 inquilinos históricos (e 12 estreantes), para um total de 81 bancas, 38 lojas e dez restaurantes que assumem o compromisso de comprar os produtos nas bancas do mercado.

A reorganização do espaço é simples: o mercado de frescos é no piso térreo, os restaurantes são no piso superior e as lojas ficam voltadas para o exterior.

Fechado desde maio de 2018, o Bolhão reabre ao público a 15 de setembro. A obra, cujo arquiteto responsável, Nuno Valentim Lopes, define como uma “transformação na continuidade, uma atualização sem deixar de reconhecer a alma da cidade, que é o Bolhão” está pronta desde julho e a nova imagem surge também com a criação da marca “É para sempre”.