Cultura

Documentário realça trabalho estético do fotógrafo Luís Ferreira Alves

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

DR_Luis_Ferreira_Alves_Um_Olhar_Construido.jpg

DR

A RTP2 exibe hoje, às 22h50, o documentário "Luís Ferreira Alves – Um Olhar Construído", da autoria de Victor Neves e Carlos Lopes, com produção de Até ao Fim do Mundo e realização de Ricardo Gonçalves. Uma forma de relembrar a vida e obra de um dos mais importantes fotógrafos e divulgadores da arquitetura portuguesa.

Agraciado, em julho de 2015, pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, Luís Ferreira Alves foi convidado a fotografar o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão, provavelmente um dos seus últimos registos fotográficos presenciais.

A sua relação com a Escola de Arquitetura do Porto, nomeadamente com os arquitetos Fernando Távora, Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, e o trabalho estético desenvolvido entre os anos 1950 e 1980 são alguns dos destaques do documentário, com duração aproximada de 50 minutos.

Cineclubista, entre muitas outras atividades ao longo da vida, lançou vários livros, dos quais se destacam "Luís Ferreira Alves - Fotografias em Obras de Eduardo Souto de Moura" e "Peroguarda 58/59", uma aldeia no Alentejo, com fotografias captadas nos anos 58 e 59. Este último deu origem também a uma exposição, em 2021, patente na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, e cujo projeto expositivo foi da autoria de Eduardo Souto de Moura.

Luís Ferreira Alves foi o primeiro fotógrafo a ser distinguido, em 2013, como Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos. Faleceu em julho de 2022, aos 84 anos, vítima de doença prolongada.