Sociedade

Docente da FCUP ajuda a prever evolução da Covid-19 em Portugal

  • Notícia

    Notícia

Oscar Felgueiras-UP.jpg

DR

Docente e matemático da FCUP, Óscar Felgueiras faz parte de uma equipa da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte que está a estudar a evolução do novo coronavírus em Portugal.

Desde o início da epidemia em Portugal, Óscar Felgueiras, que trabalha no estudo estatístico de doenças infeciosas, tem colaborado com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) na análise de dados relativos à Covid-19.

"O meu papel é multifuncional e cabe-me fornecer diariamente uma interpretação adequada à informação que vai sendo recolhida. Tenho de prever cenários de curto e médio prazo, ajudar a definir critérios na ação e contribuir na comunicação externa da mensagem que se pretende transmitir", explica o especialista da FCUP ao site da UP.

Neste momento, devido à importância do trabalho que desempenha, Óscar Felgueiras deixou temporariamente de dar aulas e está dedicado a 100% à análise dos números da Covid-19, sobretudo os da região Norte do país.

Para além da estimação do evoluir da epidemia, o docente da FCUP tem também "usado modelos para dar respostas a outras questões, nomeadamente na definição de prioridades na intervenção feita em lares".