Sociedade

Do Bolhão à Alfândega: já se ouve a Banda da Armada na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

De Frank Sinatra a Jorge Palma, de U2 a Rui Veloso. As músicas que fazem parte da vida de toda a gente vão ouvir-se esta noite, no Parque da Alfândega, num concerto especial que junta em palco cerca de uma centena de músicos da Banda da Armada e a voz de Miguel Guedes. A entrada é totalmente livre. Porque também de música se faz a festa do Dia da Marinha, que se espalha pela cidade com atividades até domingo.

“Vai ser um concerto memorável”, avisa o músico portuense. Antes de chegar à Alfândega, alguns membros da Banda da Armada levaram a música e a animação ao Mercado do Bolhão para aguçar o apetite.

“Se cinco pessoas fizeram aqui uma festa, imaginem cinco vezes 20 logo à noite!”, sublinha Miguel Guedes, acrescentando como “entrar no Bolhão já entusiasmante, mas ver como as pessoas reagem a um produto português, como são os produtos aqui no mercado, mas um produto cultural, é verdadeiramente incrível”.

Em ensaios com a Banda da Armada nas últimas semanas, o cantor assume-se “absolutamente esmagado por estar a tocar com um navio-locomotiva, porque eles são verdadeiramente imersivos”.

Ao lado de “músicos competentíssimos, muitíssimo bem dirigidos pelo maestro Délio Gonçalves”, Miguel Guedes adianta que o repertório, da sua escolha, é “muito fora da caixa” e “um desafio” para todos em palco. O músico admite estar a viver esta experiência como algo “verdadeiramente inacreditável”.

Igualmente presente no Mercado do Bolhão para perceber o que poderia esperar do concerto no Parque da Alfândega, o presidente da Câmara espera “que apareçam muitos portuenses” no Parque da Alfândega para “um momento único” com “músicos extraordinários”.

Entusiasmado com a forma como a Marinha tem sido recebida por toda a cidade, Rui Moreira admite que as comemorações do Dia da Marinha “têm sido uma festa incrível”.

“Têm sido momentos fantásticos, desde a chegada da Sagres, a adesão popular tem sido incrível, as pessoas têm gostado de ver os navios no rio, inaugurámos uma estátua que foi oferecida à cidade, hoje temos música, há crianças a trabalhar em vários temas ligados à Marinha, há atividades de iniciação ao mar”, enumera o presidente da Câmara, crente de que “isso anima muito a cidade”.

Esta noite, a música arranca às 21h30.