Turismo

Direção da Associação de Turismo do Porto tomou posse para novo mandato

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Luís Pedro Martins tomou ontem posse, no Palácio da Bolsa, para novo (o segundo) mandato à frente da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP). Da direção fazem ainda parte, como vice-presidente, a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, em representação da Câmara do Porto, e Mónica Gonçalves, do Hotel Hilton Porto Gaia e representante das empresas da Classe do Alojamento.

Reeleito para o triénio 2023/25, o presidente da ATP pretende reforçar a promoção externa da região, bem como a conectividade aérea ao Porto e Norte e da ligação ferroviária a Espanha. No discurso de tomada de posse, citado pela agência Lusa, Luís Pedro Martins destacou "o excelente desempenho" da região. "Ultrapassámos todos os indicadores de 2019, seja no número de hóspedes (seis milhões), no número de dormidas (11 milhões) e no valor dos proveitos arrecadados", salientou.

Também a vereadora do Turismo e Internacionalização, em nome da Câmara do Porto, destacou a importância da ATP para a região. "[a ATP] Tem ajudado a contribuir para os excelentes números que a cidade tem vindo a apresentar em termos de visitantes que, cada vez mais, acorrem ao município com o intuito de desfrutar do melhor que este tem para oferecer. Ora, tal como tem sido apanágio nos últimos anos, as relações entre as partes têm sido excelentes, prevendo-se que assim continuem por muitos e, sobretudo, bons anos", observou Catarina Santos Cunha.

"Na Câmara Municipal do Porto reconhecemos a ATP como o parceiro privilegiado do Município, no que ao turismo diz respeito, tal como afirmei publicamente na apresentação pública da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino", acrescentou.

Sustentabilidade do destino Porto

Relativamente ao futuro, Catarina Santos Cunha deixou uma garantia: "Temos de assumir, sem qualquer problema, o claro objetivo de manter pelo menos os níveis atuais". Não significa "descurar tudo aquilo que tem vindo a ser desenvolvido noutras áreas e, por isso, será necessário, igualmente, ter sempre presente a sustentabilidade do destino, a par da harmonia entre turista e residente".

A cerimónia contou com as presenças do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do presidente do turismo de Portugal, Luís Araújo, entre muitas outras individualidades.

Luís Pedro Martins volta a acumular a presidência da ATP com a liderança da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). Como vogais, a nova direção da ATP é composta por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Fernando Vieira, diretor do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, Mafalda Magalhães, diretora geral do Museu do FC Porto, António Gouveia Santos, diretor geral da Alfândega do Porto e representante das empresas da Classe dos Centros de Congresso, André Rodrigues, administrador da Rollertown e representante das empresas dos Circuitos Turísticos/Animação Turística, Jorge Costa, presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) e representante das empresas da Classe de Consultoria, e ainda Mariana Morais, administradora da Clube Viajar e representante das empresas da Classe dos DMC’S.

Nuno Botelho, da Associação Comercial do Porto, e Paulo Sarmento e Cunha, da Fundação Casa da Música, são presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, respetivamente.