Cultura

Diogo Tudela e Cândido Lima na última sessão "Sem Fronteiras" da Fonoteca Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

candidolima-fonoteca.jpg

DR

A terceira e última sessão do ciclo "Sem Fronteiras" com Cândido Lima, na Fonoteca Municipal do Porto, acontece já neste sábado, 28 de outubro, às 18 horas, e tem como convidado Diogo Tudela.

A prática artística de Diogo Tudela incide sobre sistemas sintáticos, linguagens formais e renderizações alográficas aliadas à programação. Tudela é também co-coordenador do programa New Media Arts, na Escola das Artes - UCP. A sua apresentação na Fonoteca será composta por uma série de estudos estruturais não sequenciais para "Work", uma peça de palco em produção.

Recorrendo a som, "enquanto imagem alográfica, projetada por marcas e caracteres (computação)", com estes exercícios Tudela afirma pretender "jogar com as tensões entre a extensa mas limitada ductilidade do som e a infinita manipulabilidade dos sistemas formais", acrescentando que "eles soarão como soarão quando puderem soar".

À semelhança das sessões anteriores, a seguir a esta apresentação, haverá uma conversa entre o anfitrião Cândido Lima e o convidado, um momento de comentário ao estilo dos seus programas televisivos e ainda a interpretação ao vivo de uma das suas obras: "Ncàãncôa (1995), para clarinetes", com André Lucena, Francisca Lima, Jael Cohen, João Almeida.

Aberta ao público em geral, a participação é gratuita. Mais informações podem ser consultadas no site da Fonoteca Municipal do Porto.