Cultura

Dimitris Papaioannou apresenta "Ink" no Teatro Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR.jpg

DR

O Teatro Municipal do Porto recebe, esta quinta-feira, às 19h30, no Grande Auditório do Rivoli, o espetáculo "Ink", do coreógrafo e intérprete grego Dimitris Papaioannou. Segundo o próprio anunciou, esta será a sua última vez em palco como bailarino. A récita, em estreia nacional, repete-se na sexta-feira e sábado, sempre às 19h30.

O guardião de um universo sombrio e inundado tenta manter a ordem. É um equilíbrio delicado que só ele pode assegurar. A intromissão de um visitante das entranhas da terra perturba a sua existência solitária, trazendo ternura e sofrimento, ao ponto de ser cruel.

Num dueto que rapidamente ganha contornos de duelo, Dimitris Papaioannou, acompanhado do bailarino Šuka Horn, investiga os limites da realidade com os filtros da ficção científica e do terror. O resultado é uma perseguição arrebatadora, uma caça ao homem aterrador.

"Esta será a minha última vez em palco, porque não é algo que possa fazer por muito mais tempo", afirmou, ao Jornal de Notícias, o coreógrafo grego, acrescentando: "Mas gosto de testemunhar a juventude que me vem ver e inunda-me outra vez o sentido de paternidade".

Dimitris Papaioannou nasceu, em 1964, na Grécia. Encenador, coreógrafo e artista visual de vanguarda aclamado, internacionalmente, foi o artista mais jovem a ser encarregue da direção criativa de uma cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos (Atenas 2004). Teve duas nomeações para os prémios Emmy (2016) e duas para os prémios Olivier (2019 e 2022). As suas mais de 30 produções vão de espetáculos de massas, com milhares de intérpretes, a peças intimistas.