Cultura

Dias da Dança estreia hoje no Rivoli com proposta para bater o Fado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Ines_Sambas_Bate_fado.jpg

Inês Sambas

Desengane-se quem pensa que o Fado é só voz e guitarra portuguesa. Jonas & Lander marcam o regresso do público à dança com uma abordagem pouco comum do género musical que mais rapidamente se associa à portugalidade. “Bate Fado” sobe hoje ao palco do Teatro Municipal do Porto - Rivoli, a partir das 19 horas, abrindo o pano para o DDD - Festival Dias da Dança.

O espetáculo do duo de performers e coreógrafos não é dança, mas também não é um concerto de música. É a simbiose entre os dois. Procurando o conceito de apresentação híbrida, junta cinco bailarinos, uma fadista e três músicos no reavivar do que foram as danças próprias do fado, como o Fado Batido de Lisboa, “uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso”.

No espetáculo que abre o Dias da Dança, propõe-se “reinterpretar e recuperar o ato de bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana da qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e com as guitarras. 'Bate Fado' revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o fado há muito perdeu”.

Além da apresentação ao vivo, que acontece nesta terça-feira, e cujo bilhete custa 9 euros, o “Bate Fado” ficará disponível em formato online, entre as 22 horas do dia 23 e as 23,59h de 25 de abril, por 3,5 euros.

Depois de cerca de três meses fechado devido às restrições causadas pela pandemia, oferecendo apenas uma programação em formato digital, o Teatro Municipal do Porto volta a abrir as portas ao público com convite para o fado e a dança. A restante programação pode ser consultada no website da instituição.

O DDD - Festival Dias da Dança decorre entre 20 e 30 de abril e traz, novamente, espetáculos, conversas, masterclasses, residências, documentários e exposições, levando a dança a diferentes salas da cidade, inclusive virtuais.