Cultura

Dias da Dança apresenta em palco uma semana de múltiplas propostas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Martin_Argyroglo_CASCADE.JPG

Martin Argyoglo

Com a última semana da 6.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança já a decorrer, são vários os destaques que, até ao dia 1 de maio, ainda é possível assistir nas cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Nesta terça-feira, Martim Pedroso & Marlyn Ortiz estreiam "5, 6, 7, 8  and  One" no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, às 19,30 e 22 horas, respetivamente. No âmbito do DDD Links, este espetáculo será depois apresentado no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, a 29 de abril; e no Cineteatro Marques Duque em Mértola, a 7 de maio. Depois da passagem pelo DDD, "5, 6, 7, 8  and  One" chega à Culturgest, de 18 a 21 de maio.

Às 17 horas, é possível ver no Rivoli a segunda e última sessão de "miramar" de Christian Rizzo.

Um pouco depois, pelas 19 horas, o Teatro Carlos Alberto acolhe a estreia nacional de "SOMNOLE" de Boris Charmatz. Uma oportunidade para ver este solo assobiado e de grande exigência física antes do coreógrafo francês assumir a direção do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. O espetáculo estará em cena também na quarta-feira.

Amanhã, quarta-feira, às 22 horas, Luca Argel, Nádia Yracema & António Jorge Gonçalves apresentam, no Coliseu Porto Ageas, "Samba de Guerrilha EM CENA”, um espetáculo que mergulha nas raízes sócio-políticas do samba e que vai contar com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Dia 28, quinta-feira, pelas 19,30 horas, regressa a Portugal Meg Stuart com "CASCADE", que conta com cenografia de Philippe Quesne e música de Brendan Dougherty. Em palco, a coreógrafa norte-americana e sete bailarinos procuram formas de resistir à flecha do tempo. Em estruturas de complexidade rítmica, impulsionam os corpos e a imaginação para um novo espaço temporal. Um espetáculo que repete sexta-feira, às 22 horas.

No Palácio do Bolhão, quinta e sexta-feira, a performer portuguesa Piny apresenta ".G RITO", às 22 horas e às 19,30 horas, respetivamente.

Sexta e sábado, a instalação "Vestígios", da brasileira Marta Soares, pode descobrir-se na Galeria RAMPA, no centro do Porto.

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe, dias 29 e 30, Diana Niepce com "Anda, Diana", às 19,30 horas. Este espetáculo terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa (ILGP), nos dois dias, e audiodescrição, no dia 29.

Sábado é o dia do "Deities Ball" de Nala Revlon & Piny 007, no palco do Rivoli, entre as 17 e as 23 horas. Durante o fim de semana, os júris do ballroom – Christopher Saint Laurent, Typhoon Prodigy, Yanou Ninja e Vinii Revlon – vão orientar worskhops no CAMPUS Paulo Cunha e Silva. Os interessados podem inscrever-se por email para dddcampus@agoraporto.pt.

Também no CAMPUS, os DDD Guests Iara Izidoro e Gaya de Medeiros partilham, às 12 horas de sábado, o trabalho que desenvolveram durante a residência no âmbito do festival numa sessão de portas abertas ao público em geral.

Catarina Campos & Melissa Sousa estreiam "Playground" sábado e domingo, às 15 horas, no Auditório Municipal de Gaia.

No Auditório de Serralves, Joana Castro estreia no fim de semana, "Darktraces: on ghosts and spectral dances", às 17 horas de ambos os dias.

Consulte toda a programação no site do DDD.