Turismo

Diários de uma viagem pela arquitetura portuense em vídeo promocional

  • Notícia

    Notícia

fib_subida_miradouro_pavilhao_rosa_mota_01.JPG

Filipa Brito

“Arquitetura” integra o conjunto de 22 vídeos que o Município do Porto está a lançar para divulgar e valorizar a cidade. Um convite à exploração do património arquitetónico, desafiando os sentidos para a descoberta da arquitetura portuense, com especial enfoque num período arquitetónico moderno, contemporâneo, de autor e que se materializou também fora do centro, compreendido entre os anos 30 e os dias de hoje.

A Arquitetura é um aspeto diferenciador das cidades e o Porto não é exceção. O património arquitetónico da cidade confunde-se com a sua própria identidade, marcante e genuína, afirmando-se cada vez mais como um dos principais fatores de atração de turistas e de orgulho dos residentes, gerando milhares de referências online.

Este reconhecimento e afirmação da arquitetura portuense deram o mote para a produção de um filme que transporta as pessoas por algumas das obras contemporâneas mais icónicas da cidade, estimulando-as para a descoberta e valorização deste património arquitetónico.

O vídeo ilustra as influências marcantes que levaram a cidade do Porto a ser referência mundial da arquitetura de autor, moderna e contemporânea, aliada aos movimentos de pensamento técnico. Pelo caminho, reconhecem-se também obras de grandes mestres da arquitetura, que deixaram uma marca indelével no urbanismo portuense, incluindo dois prémios Pritzker como Siza Vieira e Souto de Moura, arquitetos intimamente ligados ao Porto.

À boleia desta espécie de diário de viagem, percorremos alguns dos locais e construções mais marcantes da cidade pela sua arquitetura diferenciadora: a Casa e o Museu de Serralves; a Cooperativa dos Pedreiros; o Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota; o Edifício Montepio Geral; a Faculdade de Arquitetura; a Casa das Artes; a Cooperativa SACHE; a Igreja do Foco; as estações de metro da Trindade e Casa da Música; o edifício da Casa da Música, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett; a Casa dos 24 e o Bairro Social Rainha Dona Leonor.

O vídeo “Arquitetura” integra o conjunto de 22 vídeos promocionais que o Município do Porto está a lançar com o objetivo divulgar e valorizar a cidade, bem como promovê-la a nível local, nacional e internacional, apresentando um Porto cativante nas suas diversas dimensões: cultura, arquitetura, património, gastronomia, artesanato, arte urbana, desporto, ou mesmo hospitalidade.