Cultura

Diálogos a partir de Aurélia de Sousa ligam memória e futuro na Casa Marta Ortigão Sampaio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_cadernos_aurelia_sousa_museu_cidade_01.JPG

DR

O Museu do Porto prossegue a evocação de Aurélia de Sousa no exato dia em que se completam 157 anos sobre a data de nascimento da artista: a exposição "Para Aurélia: Desenhos de Fuga", na Casa Marta Ortigão Sampaio, inaugura na terça-feira, 13 de junho, às 17h00, uma nova seleção e montagem de pinturas de Aurélia e Sofia de Sousa, num diálogo com intervenções artísticas originais de Ana Allen e Jiôn Kiim.

Nesta exposição a quatro, Ana Allen e Jiôn Kiim abrem, de modo inédito, os dois cadernos de artista de Aurélia, ligando memória e futuro, criando a partir desse material outros possíveis, de inspiração telúrica e exótica.

Nas salas de pinturas da casa, as obras de Aurélia e Sofia de Sousa não se apresentam já separadas, mas em diálogo, e a seleção põe em destaque as tipologias do retrato e autorretrato, da paisagem e de cenas do quotidiano.

No próximo ano, o Museu do Porto levará a cabo uma reformulação mais profunda dos diferentes espaços da Casa Marta Ortigão Sampaio, incluindo o seu quase secreto jardim.

O desafio lançado para esta exposição foi o de "criar paisagens ou objetos que se constituíssem como reverberações da sensibilidade das artistas residentes ou do espírito deste seu habitat, na tão singular morada que José Carlos Loureiro projetou por encomenda e ao gosto da sobrinha Marta Ortigão Sampaio", explica o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado.

"Remexendo o baú fotográfico de Aurélia e Sofia, os seus álbuns de família, constelamos ainda um inédito atlas imagético", conclui o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, notando que estas mais de duas centenas de fotografias compõem um puzzle familiar, que abre ligações entre as pinturas, desenhos e esculturas.

Programação paralela

As duas artistas protagonizarão uma conversa, moderada por Marta Bernardes, num convite à reflexão sobre o duplo movimento que se apresenta: homenagem e mergulho nos Cadernos de Aurélia de Sousa, por um lado, e de atualização e diálogo com estas preocupações e investigações, por outro. A sessão decorre na Casa Marta Ortigão Sampaio, na quinta-feira, 15 de junho, às 18h00.

No dia seguinte, em duas sessões (19h00 e 19h30), inaugura-se no Museu Romântico o ciclo "Dança no Museu", que configura a articulação entre as artes visuais, a dança e o vídeo.

O projeto propõe a criação de dois objetos artísticos – uma performance-instalação e um vídeo-dança – em torno de obras de arte existentes em seis espaços do Museu do Porto.

A conceção geral do projeto é de Joana Providência, que dirige a performance/vídeo-dança "Criação #1: Aurélia de Sousa / Santo António (Autorretrato), C.1902", a partir da pintura icónica de Aurélia de Sousa, o seu autorretrato enquanto Santo António, patente no Museu Romântico.

Posteriormente, em setembro, Jiôn Kiim conduzirá a performance participativa "Sala de chá" no jardim da Casa Marta Ortigão Sampaio, inspirada nas cerimónias do chá da China, Japão e Coreia, e na qual incorpora elementos naturais do jardim, bem como peças da coleção da casa que terão sido utilizadas pela própria Marta Ortigão Sampaio.

Para outubro está marcada a "Aula de Desenho no Jardim", com Ana Allen.

A exposição estará patente na Casa Marta Ortigão Sampaio até 28 de janeiro de 2024. A entrada é gratuita, tal como em todas as atividades paralelas.