Inovação

Diálogo Porto-França coloca empreendedorismo e inovação em cima da mesa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os desafios da transição digital e o papel das empresas para dinamizar o ecossistema tecnológico foi o menu escolhido pelo Município para o almoço-debate que juntou o vice-presidente da Câmara do Porto e representantes da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF), nesta quarta-feira.

Filipe Araújo começou por sublinhar a qualidade das instituições de ensino e investigação, assim como os recursos humanos, como “o motor de invenção, criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços que são capazes de criar valor acrescentado para a região e para o mundo”.

“Uma cidade ou região que procura a resolução dos desafios presentes e futuros estará sempre em melhor posição para receber mais empresas, mais talento, mais cultura, mais investimento, mais investigação, mais dinâmica e prosperidade”, acredita o autarca, que tutela o pelouro da Inovação e Transição Digital.

Partilhando números sobre o ecossistema de startups na cidade, que, em 2020, contava mais de 350, com as startups internacionais avaliadas em cerca de 50 mil milhões de euros, o vice-presidente da Câmara do Porto acredita que “o poder autárquico deve assumir as suas responsabilidades em sede de manutenção, sustentação e reforço desta relevante dimensão empresarial, porque nenhuma comunidade pode prescindir da centralidade decorrente da criação de riqueza como condição de progresso”.

No debate, que teve lugar no Hotel Continental, Filipe Araújo reforçou o papel do Município na “execução de soluções inovadoras através das quais a cidade vai ultrapassar os grandes desafios do futuro, garantindo a modernização dos serviços públicos, uma maior inclusão social e um desenvolvimento mais sustentável”.

No desafio assumido da transição digital, o vice-presidente trouxe à mesa o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com a Porto Digital, no sentido de “nos posicionarmos enquanto cidade que acolhe a inovação aberta e a experimentação e que trabalha continuamente a ligação com as empresas”.

Fazem parte dessa estratégia o projeto SynchroniCity, o programa Intelligent Cities Challenge ou mesmo o Gabinete do Munícipe de nova geração, a forma utilizada para monitorização do ciclo da água ou as potencialidades associadas ao Cartão Porto.

Competências reconhecidas por gigante francês

As últimas palavras de Filipe Araújo nesta discussão foram para o exemplo da Natixis, que chegou ao Porto em 2017 e hoje já emprega cerca de 1.500 pessoas. “A Natixis reconheceu a competência do ecossistema de empreendedorismo e inovação, com vantagens competitivas ao nível da infraestrutura e integração tecnológica, mas também no que se refere ao talento”, acredita o vice-presidente da Câmara do Porto.

Filipe Araújo não deixou de sublinhar que “o Município olha para este caso de estudo como uma confirmação da estratégia que tem desenvolvido para que mais e novas empresas reconheçam as incontestáveis potencialidades da cidade”.

O encontro com a CCILF acontece em sintonia com a Temporada Cruzada Portugal-França 2022, que visa aprofundar o relacionamento entre estes dois países e que arrancou na cidade com um concerto nos Paços do Concelho.