Sociedade

Dia Mundial da Diabetes celebra-se hoje e o Porto vai assinalar a data

  • Notícia

    Notícia

#DR_diabetes.jpg

DR

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro. Para assinalar a data e consciencializar as pessoas para a problemática da doença a autarquia promove, até ao final do mês, a iniciativa “Porto sem Diabetes”.

As atividades, enquadradas no Projeto Municipal de Promoção de Literacia em Saúde, contemplam a realização de um webinar, no dia 27, subordinado ao tema: "Porto sem Diabetes em época de pandemia: como prevenir e gerir a doença todos os dias?".

Também a Câmara do Porto dará a sua visão sobre a temática, partilhando as ações que tem promovido e o investimento que tem feito neste âmbito ao longo dos últimos anos. Um dessas iniciativas está relacionada com a produção de uma ferramenta de rápido autodiagnóstico do risco de desenvolver DM tipo 2 (Findrisc), para ser disseminada por vários públicos. Através deste questionário online, pode rapidamente aferir se é propenso a esse risco.

Além disso, o conjunto de iniciativas associadas ao Dia Mundial da Diabetes contempla a promoção de competências de consumo alimentar junto das entidades da Rede Social do Porto, que distribuem alimentos a famílias, sob a forma de cabazes.

A ação engloba a distribuição do descodificador de rótulos (ferramenta do programa nacional promoção de alimentação saudável), entre outras iniciativas no âmbito da campanha das comunidades promotoras da saúde, do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa.

O combate à diabetes (cujos novos casos continuam a aumentar, fruto, sobretudo, dos estilos de vida atuais) passa pela prevenção, pelo diagnóstico precoce e pela otimização do tratamento, tanto da doença como das complicações a ela associadas.

A Diabetes tipo 2 é evitável, através da adoção de estilos de vida saudáveis: uma alimentação saudável aliada à prática de atividade física regular, pode prevenir até cerca de 70% dos casos, o que representaria um enorme avanço e elevados ganhos em saúde.