Ambiente

Dia Mundial da Água é celebrado com várias atividades digitais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_aquaporto_2019_02.jpg

Filipa Brito

O Pavilhão da Água e o Turismo do Porto e Norte de Portugal assinalam hoje o Dia Mundial da Água com uma ação conjunta. Jogos em família, dicas de sustentabilidade e workshops fazem parte do programa, que inclui uma visita virtual gratuita ao pavilhão.

A ação decorre em plataformas digitais, devido ao atual contexto, nomeadamente no Instagram do Visit Porto (@visitporto), da Associação de Turismo do Porto, e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (@visitportoandnorth), onde será proposta a realização de uma visita virtual pelo Pavilhão da Água, localizado no Parque da Cidade.

Jogos didáticos e workshops, direcionados sobretudo para as crianças, completam a proposta, que tem como mote um despertar da consciência para as questões da sustentabilidade ambiental, tema também ele central para a atividade turística.

O Pavilhão da Água é uma referência na área da educação ambiental e na preservação dos recursos hídricos. Ali, de uma forma científica, mas simultaneamente lúdica, é proposta uma viagem interativa pelo fascinante universo da água, onde são realizadas experiências que demonstram a importância deste recurso para a vida no planeta Terra, assim como os diferentes meios em que está presente ou as suas diversas utilizações.

O equipamento municipal localiza-se numa zona privilegiada, entre o verde do Parque da Cidade e o azul do Atlântico, com as praias do Porto e Matosinhos no horizonte, tendo sido alvo de uma reabilitação profunda há dois anos.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993, e todos os anos os Estados são desafiados a realizar ações que promovam a consciencialização pública para a conservação e boa utilização dos recursos hídricos.

Hora da Água às 22 horas

Também para celebrar o Dia Mundial da Água, hoje, a partir das 22 horas, é hora de fechar a torneira, pelo menos durante 60 minutos. A ação de sensibilização, enquanto gesto deliberado e consciente nesta data simbólica, denomina-se H2Off e é promovida pela CECEA - Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA). A Águas do Porto associa-se à iniciativa.