Dia Internacional da Juventude assinalado com projetos no âmbito da sustentabilidade
Porto.
Notícia
Porto.
Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se celebra esta segunda-feira, 12 de agosto, o Município lançou vários desafios às associações, às organizações e aos jovens. Este ano, a efeméride decorre sob o tema "Dos cliques ao progresso: percursos digitais dos jovens para o desenvolvimento sustentável".
"Que Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) trabalhas na tua associação/organização juvenil?" foi a pergunta colocada ao movimento associativo juvenil portuense. Surgiram múltiplas respostas: Cinamiza-te, Tomorrow Summit, Semana da Saúde, Semana da Empregabilidade, Programas de Apoio à Formação, Challenge Tomorrow, Desporto Inclusivo, Vo.U pela Natureza ou Vo.U Olhar o Mundo – todos eles projetos levados a cabo pelos jovens na cidade.
Estas iniciativas estão todas enquadradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que as entidades do ecossistema de juventude da cidade realizam, regularmente, com milhares de jovens, estando ainda em concordância com as metas estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
O vasto movimento associativo juvenil demonstra, uma vez mais, uma capacidade de concretização assinalável, trabalhando uma grande parte dos 17 ODS’s existentes, com destaque para: Educação de Qualidade, Trabalho Decente e Crescimento Económico, Reduzir as Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Climática, Proteger a Vida Terrestre, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
Encontram-se em curso, até 18 de agosto, outras iniciativas digitais para trabalhar o tema proposto pelas Nações Unidas, nomeadamente o repto para que, através da gamificação, os jovens possam praticar os seus conhecimentos sobre os ODS. Há ainda outro desafio de âmbito mais reflexivo e de consciência digital sobre a perceção que os jovens têm sobre a aplicabilidade dos ODS’s na cidade.
Aprender e evoluir de forma lúdica e interativa
"Perceber em concreto o muito que os jovens portuenses fazem, através da enorme capacidade empreendedora que possuem, e dinamizar ações digitais que impulsionam os ODS’s, ao mesmo tempo que estimulamos a Sustentabilidade numa perspetiva integral, foi o objetivo deste ano", referiu a vereadora da Juventude, Catarina Araújo.
A autarca acrescentou ainda: "O modelo adotado para assinalar a data permite que qualquer jovem, em qualquer lugar, e à distância de alguns cliques, tenha a oportunidade de identificar o trabalho que realiza em benefício do desenvolvimento sustentável, bem como amplie os seus conhecimentos neste âmbito, de uma forma mais lúdica e interativa, sem esquecer o repto à partilha da sua opinião quanto aos ODS's que estão a ser mais trabalhados e quais os que entendem que deveriam ser mais aprofundados".
De acordo com a vereadora, esta dinâmica "vai permitir recolher informação de relevo para a continuidade da implementação da Estratégia da Juventude em curso", lembrando ainda que "no Porto, o Dia Internacional da Juventude é um momento para ações concretas, mas a juventude, tal como a sustentabilidade, assinalam-se todos os dias, enquanto compromisso municipal".