Educação

Dia Internacional da Cidade Educadora assinalado com cinema comentado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_escola_bom_pastor_app_cresce_aparece_50.JPG

Miguel Nogueira

Esta quinta-feira, 30 de novembro, é assinalado o Dia Internacional da Cidade Educadora, que este ano adota o lema “A cultura: fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora”.

O Município do Porto convida o público para uma sessão especial do Ciclo de Cinema Comentado “Olhares em Diálogo”, que decorre hoje, pelas 18h15, na sala 1 do Cinema Batalha. Será projetado o filme Won't Back Down (‘Nunca Desistas’), um drama de 2012 dirigido e escrito por Daniel Barnz, que contará com a dinamização de um debate por José Matias Alves, professor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica – Porto.

Durante o mês de novembro, o município promoveu várias atividades no âmbito da cidade enquanto local de acesso e democratização da cultura, que garante o usufruto de uma educação de qualidade.

A 16 de novembro foi apresentado “Mosaico”, um espetáculo artístico imaginado, concebido e vivido pelas escolas profissionais e artísticas da cidade, que criou um momento de unidade, de inovação e estimulação cultural. A iniciativa envolveu mais de 600 pessoas e mereceu casa cheia no Coliseu Porto AGEAS.

No dia 24 deste mês, o vereador da Educação, Fernando Paulo, deu uma palestra na Escola Básica e Secundária Clara de Resende, que contou com a participação de meia centena de jovens. Tratou-se de um momento de reflexão sobre a importância do acesso à cultura, das diferentes manifestações culturais presentes no território e de uma educação de qualidade, que permita o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Estas comemorações foram, também, celebradas com as crianças do 1.º Ciclo que elaboraram trabalhos artísticos, recorrendo a materiais maioritariamente recicláveis, para representarem a identidade do seu ambiente urbano, enquanto um espaço inclusivo e participativo. Técnicos e alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) apresentaram, ainda, diversas atividades, tais como, uma coreografia de Dança Criativa, relacionada com o tema da inclusão escolar e social das crianças com Necessidades Educativas Específicas; a produção de um vídeo, tendo por base o filme “Aniki Bóbó” de Manoel de Oliveira; a elaboração de mosaicos alusivos a Fernão Magalhães; a realização de esculturas e painéis; entre outras. Participaram nestes trabalhos mais de 400 crianças.

O Dia Internacional das Cidades Educadoras é um evento mundial, celebrado anualmente a 30 de novembro, dia em que foi proclamada a Carta das Cidades Educadoras, em 1990. À semelhança de outros municípios membros da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), também o Porto, membro desta associação desde 1997, assinala este dia com atividades dedicadas a promover os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras, nomeadamente, a importância da Educação como motor do bem-estar, da convivência, da prosperidade e da coesão social. No início do ano 2023, o número de membros da AICE ascendia a cerca de 500 cidades de 35 países distribuídos por todos os continentes.