Cultura

Dia Europeu da Cultura Judaica com entrada gratuita nos museus e na sinagoga

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_museu_do_holocausto_04.jpg

Miguel Nogueira

O Museu Judaico do Porto, o Museu do Holocausto e a Sinagoga Kadoorie celebram este domingo o Dia Europeu da Cultura Judaica e fazem-no com a abertura gratuita a toda a comunidade. Programação incluiu cinema, uma exposição de pintura e gastronomia israelita.

Habitualmente acessíveis apenas à comunidade judaica, a escolas e cursos de professores, o Museu Judaico e a Sinagoga Kadoorie aproveitam a ocasião para “dar a conhecer a todos os interessados as memórias, as tradições e os valores da cultura judaica”.

Com sessões às 10h30, 12h30 e 15 horas, o Museu Judaico exibe o filme “Sefarad”, sobre a comunidade judaica na cidade do Porto desde 1496 até hoje. Igualmente com ligação à Invicta, a longa-metragem “A Luz de Judá” aborda a passagem de refugiados judeus pela cidade e pode ser vista no Museu do Holocausto.

Quem quiser conhecer a Sinagoga Kadoorie, a maior da Península Ibérica, poderá ainda visitar o jardim daquele espaço, onde estará uma exposição de pintura que retrata “a história milenar da comunidade judaica da cidade do Porto, com a curadoria de Flor Mizhahi”.

Conforme a afluência do público, o coro Mekor Haim atua durante o dia nos dois museus.

Acessível a todos está também uma visita pela cozinha israelita, com a abertura das portas do Iberia Kosher Restaurant, na Rua do Campo Alegre.