Educação

Dia do Associativismo Jovem focado no ambiente

  • Notícia

    Notícia

"Pelo Ambiente - Conhecer para Proteger" foi o tema escolhido para um conjunto de workshops realizados na Casa das Associações - Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), na passada segunda-feira, para assinalar o Dia do Associativismo Jovem.

As sessões, promovidas com o apoio da Lipor, tiveram como objetivo afirmar a ligação entre o trabalho associativo dos jovens e a educação, conhecimento e cidadania ambiental, numa tarde de iniciativas múltiplas promovidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e FADJP, a que se associou a Câmara do Porto e nas quais marcou presença Catarina Araújo, vereadora com os pelouro da Juventude e Desporto, e o diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias.

Nessa tarde, foi também lançado o projeto de banda desenhada sobre o Associativismo Juvenil do Geoclube, apresentado pelo respetivo presidente, Carlos Ferreira. O dia terminou com o Youth Sunset, uma animada festa aberta às associações juvenis e a todos os jovens que quiseram festejar a data.

O Dia do Associativismo Jovem foi constituído em 2004, numa concertação com as plataformas representativas da Juventude Portuguesa, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), com o propósito de reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, sublinhar o papel dos jovens na promoção dos valores democráticos e imprimir visibilidade ao movimento do associativismo jovem junto da sociedade em geral.