Ambiente

Dia do Animal é assinalado com visitas guiadas às instalações do CROA

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município celebra o Dia do Animal, 4 de outubro, com uma visita guiada às instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto (CROA). O objetivo é dar a oportunidade a todos os interessados o moderno centro municipal de acolhimento de animais, em funcionamento desde abril de 2020.

Na visita serão explicadas as valências e competências dos serviços do CROA e os participantes vão poder interagir com os cães e gatos acolhidos.

Localizado em Campanhã, o CROA substitui o antigo canil, no Carvalhido. Além de ter duplicado a capacidade de acolhimento de animais, de 94 boxes para 220, dispõe de bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos, sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e sociabilização e uma área de tosquia e higienização.

As visitas guiadas ao CROA acontecem durante a tarde do dia 4 de outubro, em três sessões – 14, 15 e 16 horas –, sujeitas a inscrição prévia (disponível aqui), com limite de 10 participantes por sessão.

Recorde-se que a Câmara do Porto tem trabalhado no aumento das políticas que contribuem para o bem estar animal, por exemplo através da promoção da adoção responsável de animais, formação de equipas de cães de resgate. A cidade oferece dois parques caninos e contribui para devolução de espécies selvagens ao seu habitat natural.

A data do Dia Mundial do Animal foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto de o dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais.