Proteção Civil

Dia da Proteção Civil assinalado com ação na Ala Pediátrica do São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Na terça-feira, 1 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Proteção Civil. Nesta quarta-feira, as crianças acompanhadas na Ala Pediátrica do Hospital de São João tiveram uma tarde diferente, com atividades de sensibilização destinadas a assinalar a data.

Bombeiros, viaturas de combate a incêndios e outros meios estiveram na tarde desta quarta-feira junto da Ala Pediátrica do São João, numa ação pedagógica que assinalou o Dia da Proteção Civil e teve como objetivo sensibilizar pais e crianças para a importância dos agentes de proteção civil na segurança da população.

A iniciativa incluiu a demonstração prática do trabalho dos agentes de proteção civil, como a operação de um veículo escada que permitiu aos bombeiros subir, pelo exterior, até ao nível do piso superior, junto das crianças que se encontravam a assistir pelas janelas dos respetivos quartos. Os bombeiros faziam-se acompanhar por mensagens de alento dirigidas a estas crianças.

Foi igualmente demonstrada a técnica de projeção de água utilizada pelos elementos que se dedicam ao combate a incêndios. No interior da Ala Pediátrica do São João houve a exibição de um vídeo e outras atividades didáticas, envolvendo as crianças, educadoras e voluntários daquela valência.

Esta ação foi dinamizada pelo Hospital de São João e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tendo contado com a presença da vereadora dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil, Cristina Pimentel, bem como do presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, Fernando Araújo, e do comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros, Carlos Marques.

A Ala Pediátrica do São João abriu as suas portas oficialmente e em pleno em dezembro, após dez anos a funcionar em contentores.